Clouds28° / 30° C

Ataque terrorista no Daguestão causou 20 vítimas fatais

De acordo com as autoridades, o número de feridos subiu para 25 pessoas

Publicado em: 24/06/2024 11:08

 (Foto: Russian National Anti-terrorism Committee / AFP

)
Foto: Russian National Anti-terrorism Committee / AFP

 

Nesta segunda-feira, o Comitê Antiterrorista da Rússia anunciou que terminou a operação para pôr fim aos ataques terroristas no Daguestão, república russa predominantemente muçulmana do Cáucaso, que já provocou 20 mortos.

 

De acordo com as autoridades policiais, o número de feridos também subiu para 25 pessoas.

 

"Devido à neutralização das ameaças à vida e à saúde dos cidadãos, foi decidido pôr fim à operação antiterrorista no Daguestão”, comunicou a Comitê. 

 

Segundo o governador da região, Sergei Melikov, dentre as vítimas, estão agentes das forças de segurança e vários civis, incluindo um padre ortodoxo, que foram mortos por militantes armados no Daguestão. O governador decretou três dias de luto.

 

Melikov relatou que homens armados abriram fogo no domingo contra duas igrejas ortodoxas, uma sinagoga e um grupo da polícia em duas cidades da região do sul da Rússia.

 

Autoridades policiais informaram ter matado quatro alegados terroristas em Makhachkala, capital da região, três dos quais foram identificados como filhos e sobrinho do chefe do principal distrito de Makhachkala, Sergokali, que também foi detido. Ao todo, foram mortos seis terroristas.

 

Na cidade de Derbent, a cerca de 110 quilômetros a sul de Makhachkala, uma igreja e uma sinagoga também foram atacadas. Entre as vítimas mortais estão ainda pelo menos dois civis, o padre da igreja de Derbent e o guarda da igreja de Makhachkala.

 

Os ataques às igrejas aconteceram no mesmo dia em que os ortodoxos russos celebram o Pentecostes. O Daguestão é uma região russa de população predominantemente muçulmana, vizinha da Chechênia e situada perto da Geórgia e do Azerbaijão, onde as autoridades regularmente realizam operações antiterroristas.

 

 

Tags: rússia | daguestão |

Mais notícias