Rain25° / 26° C

GUERRA

Rússia avança na região de Kharkiv e EUA aumentam ajuda a Ucrânia

O governo ucraniano anunciou o envio de reforços para Kharkiv, que tem sido alvo de uma intensa investida das tropas russas

Publicado em: 16/05/2024 13:22 | Atualizado em: 16/05/2024 16:36

Escombros em frente a um edifício residencial danificado como resultado de um ataque com mísseis em Kharkiv (Foto: Roman PILIPEY / AFP
)
Escombros em frente a um edifício residencial danificado como resultado de um ataque com mísseis em Kharkiv (Foto: Roman PILIPEY / AFP )
Os Estados Unidos anunciaram que vão fornecer uma ajuda adicional de mais dois bilhões de dólares à Ucrânia, avisou o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, em sua visita a Kiev. Uma ajuda que surge num momento crítico da guerra, intensificada com a ofensiva russa em Kharkiv, nordeste da Ucrânia, com ataques aéreos diários na parte norte da região para destruir posições ucranianas.
 
O governo ucraniano também declarou o envio de reforços para Kharkiv, que tem sido alvo de uma intensa investida das tropas russas. Moscou já reivindicou a tomada de várias cidades nessa área, e o Ministério da Defesa da Rússia assegurou que conquistou a as localidades de Glibokié e Loukiantsi na região e que também avançam profundamente nas defesas inimigas.
 
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, cancelou todas as suas viagens programadas a Portugal, Bélgica e Espanha, devido a essa ofensiva russa.
 
"Em certas áreas, perto de Lukiantsi e Vovchansk, em resposta ao fogo inimigo e a um ataque de infantaria, as nossas unidades manobraram para posições mais favoráveis, a fim de salvar as vidas dos nossos soldados e evitar perdas. A batalha continua", afirmou o Estado-Maior ucraniano, acrescentando que a Rússia está obtendo êxitos táticos e cerca de 30 aldeias estão sob fogo.
 
Segundo o governador de Kharkiv, Oleg Sinegubov, mais de sete mil civis, incluindo 568 menores, foram retirados nos últimos dias da região de Kharkiv, como medida de prevenção. "A evacuação continua, mas a cada dia, a cada minuto, torna-se mais difícil", declarou Sinegubov, indicando ainda que a evacuação vai continuar até que todos saiam.

Mas, além da tomada de províncias de Kharkiv, o Kremlin também afirmou que tomou a aldeia de Robotyné, no sul da Ucrânia, que está totalmente destruída. A localidade é simbólica, por ter sido uma das poucas reconquistas de Kiev durante a contraofensiva em agosto de 2023.
 
No entanto, a Ucrânia nega a conquista de Robotyné, na região sul de Zaporijia. "Na zona de Robotyné houve quatro combates desde o início do dia. Não há alterações nas posições das nossas tropas e a situação está sob controle", comunicou o exército ucraniano. As forças da Ucrânia também informaram que as tropas russas tentam  expulsar seu exercito de Vovchansk, a maior cidade da zona fronteiriça da região de Kharkiv, onde a Rússia conseguiu abrir uma nova frente.
 
De acordo com o Estado-Maior da Ucrânia, as tropas ucranianas inspecionam as zonas noroeste de Vovchansk em busca de possíveis grupos de infiltração russos.
Tags: ucrânia | rússia | eua | guerra |

Mais notícias

Acompanhe o Diario de Pernambuco no WhatsApp
Acompanhe as notícias da Xinhua