GUERRA
Hamas considera que Netanyahu obstrui as negociações de cessar-fogo
Grupo diz ter como objetivo um cessar-fogo duradouro e uma retirada completa e abrangente das forças de ocupação da Faixa de Gaza
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 03/05/2024 13:54
Benjamin Netanyahu, primeiro-ministro de Israel (Foto: AFP) |
O alto membro do gabinete político do Hamas, Hossam Badran, acusou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, de fazer declarações destinadas a minar a possibilidade de um acordo para a trégua na guerra de Gaza.
Badran assegurou que o grupo estava em processo de condução de diálogos internos e com representantes e mediadores aliados antes dos negociadores retornarem ao Cairo para continuar as conversações rumo a um cessar-fogo. “No entanto, as repetidas falas de Netanyahu, insistindo que enviará forças militares para Rafah, foram feitas para frustrar claramente qualquer possibilidade de conclusão de um acordo”, afirmou.
“Netanyahu foi o obstrucionista em todas as rodadas anteriores de diálogo e negociações, e é claro que ainda é. Ele não está interessado em chegar a um acordo e, portanto, faz declarações para minar os esforços atuais”, acrescentou.
Badran também repetiu que o objetivo do Hamas continua a ser um cessar-fogo duradouro e uma retirada completa e abrangente das forças de ocupação da Faixa de Gaza. Mas, reiterou que o grupo estuda a proposta "com um espírito positivo".
Os países mediadores Estados Unidos, Egito e Catar ainda aguardam no Cairo que o Hamas responda à proposta de trégua, que inclui uma pausa na ofensiva israelita e a libertação de presos palestinos em troca dos reféns raptados.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS