ORIENTE MÉDIO
Eslovênia aprova moção de reconhecimento do Estado da Palestina
Primeiro-ministro esloveno declarou que o seu governo enviou a proposta de reconhecimento ao parlamento, que poderá se reunir já na próxima semana
Por: Isabel Alvarez
Publicado em: 31/05/2024 14:32
Bandeira da Palestina próximo da sede da ONU (Foto: JOSEPH EID/AFP) |
A Eslovênia aprovou uma moção de reconhecimento do Estado Palestino e pediu ao parlamento do país que faça o mesmo. O anuncio ocorre poço depois do reconhecimento oficial realizado pela Espanha, Noruega e Irlanda.
O primeiro-ministro esloveno Robert Golob declarou nesta sexta-feira que o seu governo enviou a proposta de reconhecimento ao parlamento, que poderá se reunir já na próxima semana. A aprovação parlamentar é necessária para que a medida entre em vigor. A coligação liberal liderada por Golob tem a maioria na assembléia, com 90 membros.
Atualmente, são mais de 140 países do mundo que já reconhecem a Palestina como um Estado.
Por usa vez, o ministro das Relações Exteriores israelita, Israel Katz, usou a mesma retórica com a qual criticou a Espanha, Irlanda e Noruega. “O reconhecimento do Estado da Palestina aprovado pelo governo da Eslovênia recompensa o Hamas pelos homicídios e violações, reforçando o eixo do Irã. Espero que o parlamento da Eslovênia rejeite esta recomendação”, acusou Katz, que acrescentou que a decisão prejudicou a estreita amizade entre os povos esloveno e israelita.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS