Clouds26° / 28° C

ORIENTE MÉDIO

Espanha afirma que vai reconhecer o Estado da Palestina

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, revelou que vai fazer o reconhecimento ainda este semestre de forma unilateral

Publicado em: 10/04/2024 16:55 | Atualizado em: 10/04/2024 18:54

Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha (Foto: PIERRE-PHILIPPE MARCOU / AFP)
A Espanha anunciou que irá reconhecer o Estado da Palestina, mesmo que não haja consenso entre os membros na União Europeia. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, já revelou que vai fazer o reconhecimento ainda este semestre de forma unilateral e defendeu que a questão também é do interesse geopolítico da Europa.
 
Após uma visita ao Oriente Médio, o líder da Espanha inicia agora uma viagem por vários países europeus para ganhar apoios à causa e vem sendo uma das vozes europeias mais interventivas no apelo ao reconhecimento do Estado da Palestina. 
 
Sánchez ainda declarou que as ações militares de Israel em Gaza são uma ameaça à estabilidade mundial.  “A resposta de Israel aos ataques do Hamas foi desproporcionada e corre o risco de desestabilizar o Oriente Médio e, consequentemente, o mundo inteiro", indicou.
 
Irlanda também critica duramente governo de Israel
 
O primeiro-ministro irlandês, Simon Harris, condenou Israel pelo massacre e pela fome dos palestinos em Gaza, prometendo não ficar em silêncio sobre a guerra e que a Irlanda vai desempenhar o seu papel para ajudar a conseguir o cessar-fogo e a paz duradoura no território sitiado.
 
 "Em Gaza, estamos assistindo a uma catástrofe humanitária e a ver crianças, mulheres e homens inocentes a passarem fome e a serem massacrados. Não nos calamos perante as ações terroristas imperdoáveis do Hamas no dia 7 de outubro. Nem podemos ficar calados perante a reação desproporcional do governo israelita", afirmou Harris.
 
"O povo irlandês não podia ser mais claro. Sentimos repulsa pelas suas ações", disse, ao se dirigir pessoalmente ao primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu.
Tags: espanha | palestina |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias