Clouds29° / 30° C

GUERRA

Biden assegura apoio inabalável a Israel se o Irã atacar o país

Autoridades norte-americanas buscam enviar mensagem aos iranianos de que qualquer ataque a Israel será objeto de uma resposta agressiva por parte dos EUA

Publicado em: 11/04/2024 12:45

Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos (Foto: CHIP SOMODEVILLA / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, prometeu um apoio "inabalável" a Israel caso o Irã cumpra as ameaças de represálias após o ataque ao consulado iraniano na Síria, que matou sete militares da Guarda Revolucionária do país, incluindo o general das Forças Quds.
 
“O Irã ameaça lançar um grande ataque contra Israel. Como disse ao primeiro-ministro Netanyahu, o nosso compromisso com a segurança de Israel diante destas ameaças do Irã e dos seus aliados é inabalável", afirmou Biden.

As autoridades norte-americanas buscam enviar uma mensagem aos iranianos de que, apesar das diferenças de opinião entre Biden e o primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu, qualquer ataque a Israel será objeto de uma resposta agressiva por parte dos EUA.
 
Na quarta-feira, Teerã e Tel Aviv voltaram a trocar ameaças em meio à escalada de tensão com as ameaças de retaliação e vingança do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei. “Atacar um prédio de embaixada significa que eles atacaram nosso solo. Ignorou os compromissos internacionais que garantem a inviolabilidade das sedes diplomáticas. O regime maligno cometeu um erro. Deve ser punido e será punido”, afirmou Khamenei.
 
O ministro das Relações Exteriores israelita, Israel Katz, reagiu imediatamente às declarações o líder iraniano. "Se o Irã atacar a partir de seu território, Israel reagirá e atacará o Irã", garantiu o chanceler.

Tags: guerra | irã | israel | eua |

COMENTÁRIOS

Os comentários a seguir não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Mais notícias