Diario de Pernambuco
Busca

Acordo

Militares e manifestantes do Sudão acertam período de transição de 3 anos

Por: AFP

Publicado em: 14/05/2019 22:58

O Exército do Sudão anunciou nesta quarta-feira (14) que chegou a um acordo com os representantes dos manifestantes para estabelecer um período de transição política de três anos, e que a composição de um Conselho Soberano será decidida em 24 horas.

"Chegamos a um acordo para um período de transição de três anos", declarou o general Yasser Atta, membro do Conselho Militar que assumiu o poder após a queda de Omar Al Bashir, em 11 de abril.

Os manifestantes defendiam um período de transição de quatro anos, enquanto o Exército queria reduzi-lo para dois anos.

Segundo Atta, os seis primeiros meses da transição serão dedicados aos acordos de paz com os movimentos rebeldes do oeste e do sul do Sudão.

Em relação à futura Assembleia Legislativa, será formada por 300 membros, com até 67% de representantes dos manifestantes, agrupados na Aliança pela Liberdade e a Mudança (ALC), ponta de lança do movimento de protesto.

O restante da Assembleia será formado por forças políticas não afiliadas à ALC.

O general não mencionou qualquer acordo sobre a composição do Conselho Soberano, que será a maior autoridade no período de transição para a entrega do poder aos civis.

Mas Atta prometeu "um acordo total em menos de 24 horas".

Um representante da ALC, Madani Abbas Madani, confirmou os acordos e disse que as duas partes decidiram formar uma comissão de investigação sobre os atos violentos ocorridos na noite de segunda-feira, no qual morreram 6 pessoas.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.