Diario de Pernambuco
Busca

Turismo

Visto para a Índia pode ser liberado em 2020

Publicado em: 25/12/2019 10:00

Gilson Machado Neto defende que o país precisa de divulgação.  (Foto: Pablo Peixoto/Divulgação)
Gilson Machado Neto defende que o país precisa de divulgação. (Foto: Pablo Peixoto/Divulgação)

O Conselho Deliberativo da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) aprovou o orçamento-programa 2020 da agência. Segundo resolução publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, a receita total prevista para o próximo ano para a Embratur é de R$ 649,175 milhões. A expectativa é que, no próximo ano, o Brasil faça a promoção do destino, principalmente nos países onde o visto foi liberado. Inclusive, o presidente Jair Bolsonaro deve viajar para a Índia no final de janeiro e provavelmente vai anunciar a liberação do visto para a entrada dos indianos no país, segundo o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto.

A expectativa é que 2020 seja um ano de desafios para o turismo brasileiro. "Temos o desafio bem maior de abrir escritório em todos os continentes e de ampliar a divulgação do Brasil em países onde há isenção do visto, como Estados Unidos, Canadá, Japão, Emirados Árabes. Inclusive, o presidente Bolsonaro vai para a Índia no final de janeiro e provavelmente vai anunciar a liberação o visto para lá", explica Gilson Machado Neto. Para ele, é fundamental para o fomento do turismo nacional a divulgação do destino nesses países. "Os turistas precisam saber que não precisam do visto, muita gente ainda não sabe. Nos Estados Unidos, apenas 3% dos americanos sabem que não precisa e, entre esse percentual, a busca por bilhetes já teve um aumento de 40%", acrescenta.

Além do conhecimento, o presidente da Embratur disse que o foco da divulgação do Brasil no exterior está focada nos aspectos positivos que o país tem a oferecer para os turistas. "Estamos projetando o Brasil pelas seus recursos naturais, sua gastronomia, o pólo médico, o turismo religioso, a nossa fauna da Amazônia e do Pantanal. Basta que os turistas tenham conhecimento sobre o país porque ele é maravilhoso", afirmou.

O conselho também aprovou o Estatuto da Embratur, conforme resolução também publicada hoje, e o manual de licitações e contratos da Embratur. A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo foi instituída no último dia 12, como serviço social autônomo, o que reestruturou a Embratur.
Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL