Reaproveitamento ASA e Compesa já reciclaram mais de cinco milhões em litros de óleo O projeto Mundo Limpo Vida Melhor visa a reutilização desse resíduo e preservação dos recursos hídricos

Por: Vitor Nascimento

Publicado em: 22/03/2017 14:48 Atualizado em:

A ASA Indústria e Comércio em parceria com a Compahia Pernambucana de Saneamento (Compesa), reafirmaram na manhã desta quarta (22), Dia Mundial da Água, o projeto Mundo Limpo Vida Melhor, que tem como objetivo, reciclar e reaproveitar o óleo de fritura para preservar a água que seria contaminada. O parceria, que em oito anos já reciclou cerca de 5,5 milhões em litros de óleo de fritura em 47 municípios de Pernambuco, preservou cerca de 110 bilhões em litros de água.

O encontro controu com a presença da gerente de Qualidade, Desenvolvimento e Responsabilidade da ASA, Flávia Moura, que explicou o quanto essa parceria pode beneficiar a população e o meio ambiente. "As pessoas podem evitar o prejuízo em casa, evitando uma obstrução da sua rede coletora ou caixa de gordura. Essa idéia leva elas a terem uma consciência sustentavel, ajudando esse bem tão escarso como a água, evitando assim, que esse óleo chegue aos recursos hídricos". Flavia avalia que os resultados dos ultimos anos foram um reflexo de mudança no comportamento da população, que ser conscientizou e levou a sério essa ação. "É uma ação fácil, que pode ser pensado de forma ambiental e social", pontuou.

Como parceira principal, a Compesa exalta essa união como forma mobilizadora, conscientizando a população. Segundo o Diretor de Articulação e Meio Ambiente do órgão, Aldo Santos, a ação faz parte de um projeto da Compesa em evitar os danos que esse resíduo traz a rede coletora de esgoto. "Esse óleo é o causador de muitos danos em nossa rede de esgoto, como por exemplo, um entupimento, um vazamento, entre outras situações. Além disso, quando esse óleo consegue chegar a estação de tratamento, ele pode trazer um grande problema aos nossos equipamentos, como a diminuição da sua vida útil". Outras consequências trazidas pelo óleo de cozinha é o aumento de custos para o funcionamento da limpeza desse esgoto. "É um complicador a mais para que a gente devolva essa água para os rios com a qualidade permitida pelos órgãos ambientais", explicou.

O processo de reciclagem se dá com a entrega do óleo de fritura, recém utilizado, em um dos pontos de coleta da Compesa. Ao ser coletado pela ASA, o resíduo passa a ser utilizado para fins industriais, passando por um processo de filtração, onde se retira os restos de comida, e depois por uma claritização, onde se tira a cor escura e o cheiro, deixando só a gordura. Após essas etapas, o óleo que representa apenas 3% da gordura retirada, é unido a outros produtos para fabricação do sabão vendido.

Cerca de dez mil pessoas já depositaram óleo usado em um dos pontos de coleta da Compesa na Região Metropolitana do Recife, que estão presentes em 12 lojas, além de um novo ponto criado hoje na sede do órgão. A expectativa é que até o final do ano, 26 pontos de coleta estejam em funcionamento. Para mais informações é só consultar o site www.mundolimpovidamelhor@asanet.com.br.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL