Ofertas Confira cinco dicas para que a Black Friday não vire uma 'Black Fraude' Data em que lojas físicas e virtuais oferecem descontos pode proporcionar algumas armadilhas para o consumidor. Lista do Diario pode ser útil na sexta-feira e antes dela

Por: Mike Torres - Diario de Pernambuco

Publicado em: 21/11/2016 20:04 Atualizado em: 21/11/2016 20:45

É preciso atenção do consumidor para fugir das armadilhas como descontos falsos e fraudes. Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas (É preciso atenção do consumidor para fugir das armadilhas como descontos falsos e fraudes. Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas)
É preciso atenção do consumidor para fugir das armadilhas como descontos falsos e fraudes. Foto: Paulo Pinto/Fotos Públicas

A Black Friday, tradicional data norte-americana em que as lojas realizam grandes descontos em seus produtos, acontece no Brasil nessa sexta-feira. Para o consumidor não ficar a ver navios e encontrar boas ofertas, o Diario de Pernambuco elaborou uma lista com dicas para a Black Friday não se tornar uma "Black Fraude". Confira.

Black Friday deve antecipar venda de Natal; presentes ficarão mais baratos

1- Pesquise e programe-se com antecedência
Se for realizar a compra online, não perca tempo navegando demais atrás de produtos que no final das contas você não vai comprar. Busque diretamente as ofertas de seu desejo e compare com os preços de outras lojas.

Em lojas físicas, é aconselhável visitar os estabelecimentos antes da data, verificar as prateleiras onde estão os produtos e ficar esperto no dia certo para que a compra seja eficiente.

2 - Use sites que comparam preços e veja se vale a pena
Sites como o oficial da organização da Black Friday nacional (blackfriday.com), o zoom.com.br, buscape.com.br e o jacotei.com.br são ótimos para realizar uma comparação prévia de preços e ofertas. Nesses sites é possível ver o preço dos produtos até um ano atrás e comparar se realmente a oferta vale a pena. Nunca é demais economizar mesmo quando já está barato.

3 - Extensões e aplicativos
Use toda a tecnologia possível a seu favor. Plugins e extensões para navegadores web e aplicativos para smartphones podem ser muito úteis durante a Black Friday. Entre os plugins, um bem eficiente é o Reduza, que, ao ser acionado pelo comprador, entra em contato e negocia um desconto com a loja. O Reduza fez parcerias com lojas brasileiras como Centauro, Ricardo Eletro e Compra Certa, por exemplo.

Já o Baixou Agora tem como função verificar se a loja aumentou o preço do produto na véspera e o retornou ao valor original na Black Friday 

Dentre os aplicativos, o Yellowbag permite que o usuário crie listas de produtos em lojas virtuais e envia notificações para avisar quando os preços caem. Disponível para Android e iOS.

4 - Mercado Livre, Enjoei e OLX
Mercado Livre, Enjoei.com e a OLX funcionam como verdadeiras comunidades de venda segura pela internet. E não ficam para trás quando o assunto é Black Friday. Vale a pena dar uma conferida nas ofertas nas plataformas e negociar diretamente com o vendedor. Se o produto for usado, não economize na pechincha.

5 - Atualize seus cadastros
Os sites das lojas de e-commerce criam listas de emails para enviar mensagens de ofertas e descontos aos clientes. Dê uma passada nesses sites e atualize seus dados, caso tenha mudado de email recentemente. Se na hora da compra encontrar aquela oferta que tanto esperava, não deixe ela boiando no carrinho de compras: efetue logo o pagamento para não correr o perigo do produto esgotar.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL