Diario de Pernambuco
Busca
No Shopping Riomar Reforma da previdência é tema de palestra do Instituto dos Advogados de Pernambuco O presidente da Comissão de Seguridade Social da OAB-PE, Alexandre Vasconcelos, defende outras alternativas para cálcular a aposentaria do brasileiro

Publicado em: 26/10/2016 10:35 Atualizado em: 26/10/2016 10:44

O Instituto dos Advogados de Pernambuco (IAP) promove nesta quarta-feira um debate sobre a polêmica questão da reforma da previdência. O encontro acontece no restaurante Pobre Ruan, no Rio Mar Shopping. Entre os palestrantes está o presidente da Comissão de Seguridade Social da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PE), Alexandre Vasconcelos, que atua nessa área e possui trabalhos publicados sobre o assunto.

O advogado Alexandre cita exemplos de cálculos para a aposentadoria que não se adequam a realidade do homem brasileiro, principalmente do Nordestino. Alexandre acredita que o governo vai pelo caminho errado, limitando a idade mínima para 65 anos. "Há melhores caminhos a serem trilhados. Se vamos contribuir por 45 anos e, de duas uma, ou morreremos deixando tudo para o governo, ou receberemos por muito pouco tempo a merecida aposentadoria", comentou.

O advogado lembra que até pouco tempo, um congressista brasileiro se aposentava com apenas oito anos de mandato e com paridade e integralidade. "Agora, ele quer obrigar um trabalhador braçal brasileiro a contribuir por fantásticos 45 anos? A resposta a tamanha desfaçatez somente pode ser entendida na famosa frase de Voltaire quando diz que A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano", defende.

Alexandre diz ainda que estado brasileiro não pode querer se enriquecer às custas do trabalhador, transformando-se num Hobbin Hood às avessas, tirando recursos da Seguridade Social para manter os privilégios da classe política e o pagamento dos juros da dívida pública. A palestra acontece a partir do meio-dia e faz parte do evento mensal realizado pelo IAP.



MAIS NOTÍCIAS DO CANAL