Comércio Liquida Grande Recife começa hoje com descontos no varejo de até 50% Campanha segue até o dia 5 de setembro em lojas de sete shoppings da RMR e no Centro do Recife

Por: Yasmin Freitas - Diario de Pernambuco

Publicado em: 28/08/2015 08:50 Atualizado em:

Na tentativa de recuperar as vendas no varejo, que vêm enfrentando um momento difícil em tempos de crise econômica, com queda de 6% do faturamento desde o início do ano, acontece a partir desta sexta-feira a 5º edição do Liquida Grande Recife. O evento vai oferecer aos consumidores da Região Metropolitana do Recife (RMR) uma oportunidade de comprar produtos com descontos significativos de até 50%. O saldão se estende até 5 de setembro.

Participam da campanha sete grandes centros comerciais da RMR: shoppings Recife, Boa Vista, Plaza Casa Forte, RioMar (Recife), Costa Dourada (Cabo de Santo Agostinho), Tacaruna (Olinda) e Guararapes (Jaboatão dos Guararapes). Somados ao comércio do Centro da capital pernambucana, a campanha integra mais de 4 mil lojas. A expectativa de faturamento é de R$ 270 milhões, gerando um crescimento de 15% na vendagem do período. “É um momento especial para o varejo e também para o consumidor, que têm uma grande oportunidade de comprar com descontos reais”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-Recife) Eduardo Catão.

Coordenador da campanha, Bernardo Farias relata ainda que, mesmo com os descontos médios chegando a cerca de 50%, muitos lojistas podem trabalhar com ofertas ainda mais tentadoras. “A campanha está sendo articulada desde fevereiro, então houve tempo suficiente para os empresários negociarem com fornecedores preços realmente baixos”, detalha. “Principalmente em um momento econômico delicado, lojistas estão conscientes de que tirar os itens da prateleira é uma prioridade para recuperar o crescimento do setor”, completa.

Uma novidade na campanha deste ano será a participação mais efetiva das micro e pequenas empresas (MPEs), uma vez que o Movimento Compre do Pequeno, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), responsável por conscientizar a população sobre a importância de consumir direto das empresas de pequeno porte, incentivando uma circulação de dinheiro mais bem distribuída. “Temos investido em capacitação em vendas e atendimento, além da
formalização de pequenas empresas que estarão aptas a atuar no período”, diz o superintendente do Sebrae, Oswaldo Ramos.

A falta de segurança pública e ordenamento do comércio das ruas do centro da cidade, que tanto afastam os consumidores das compras no local,  também estão sendo discutidas para reaquecer o varejo. “De acordo com uma pesquisa nossa, 86% dos consumidores do centro da cidade são satisfeitos com a variedade de produtos encontrados, e não queremos deixar que esses problemas atrapalhem o consumo no período”, afirma Catão. Ainda segundo o presidente da CDL-Recife, está
sendo negociada com o estado a atuação de cerca de cem policias para atender a área comercial. Enquanto isso, alguns trechos do varejo no Centro, como a Avenida Conde da Boa Vista e a Rua das Calçadas, já começaram a receber um reordenamento no comércio.

Sorteio e prêmios

Para zerar os estoques durante o Liquida Grande Recife e incentivar a participação maciça dos consumidores, a CDL-Recife vai promover, ao fim do saldão, um sorteio de dois carros modelo Toyotas Etios X Hatch e dois caminhões recheados de prêmios (não divulgados). Para concorrer, os compradores terão que gastar, no mínimo, R$ 50 em compras.

Com este valor, será possível adquirir um cupom que poderá ser depositado em urnas instaladas nos estabelecimentos comerciais participantes. A CDL-Recife reforça que nos shoppings centers haverá apenas uma urna. Os vencedores serão anunciados no dia 18 de setembro. Quem quiser, pode conferir o regulamento completo da promoção no site www.cdlrecife.com.br/liquida.

MAIS NOTÍCIAS DO CANAL