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Irregularidades Operação da Justiça do Trabalho repete auditoria na Contax

Publicado em: 20/01/2015 17:33 Atualizado em: 20/01/2015 18:55

O Ministério Público do Trabalho (MTE) realiza desde a manhã desta terça-feira (20) fiscalização na sede da Contax, em Santo Amaro, no Recife. A empresa, maior em atuação no serviço de teleatendimento do país, é prestadora de serviço de call center para quatro bancos (Bradesco, Itaú, Santander e Citibank) e três operadoras de telefonia (Oi, vivo e Net), autuadas no fim do ano passado por terceirização ilícita dos serviços, além de assédio moral e adoecimentos em massa. A nova ação repete os procedimentos, para avaliar se os descumprimentos às leis trabalhistas permanecem. A Polícia Federal participa da operação para garantir a segurança dos auditores.

Na última operação, as infrações geraram quase mil autuações por atividades indevidas, somando multas de mais de R$ 300 milhões. O volume de irregularidades faz o ônus da empresa superar os R$ 2 bilhões, devido a pagamentos em atraso e débitos de salário e Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

A Contax é a escolhida para a auditoria por centralizar o maior número de trabalhadores do setor, o que reflete o maior número de reclamações e denúncias no Ministério do Trabalho. Para se ter ideia, em cinco meses de trabalho de 2013 (janeiro a maio), quase 9 mil atestados foram apresentados na empresa. Os afastamentos são causados por tendinites, depressão, síndrome do pânico e infecção urinária causadas pela dinâmica de trabalho adotada na unidade.

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