boletim médico

Gêmeas siamesas estão estáveis, mas seguem sem previsão de alta

Publicado em: 13/05/2019 15:05

Foto: Luci Vânia/Divulgação

O estado de saúde das gêmeras Mel e Lis está estável. Esse é o resultado do boletim médico divulgado pelo Hospital da Criança José Alencar nesta segunda-feira (13). Segundo a equipe médica, elas permanecem nas mesmas condições em relação ao quadro respiratório e neurológico. Esse é o 16º dia de pós-operatório.  

 

As irmãs fazem uso de antibiótico e recebem suporte de oxigênio por cateter nasal. Elas também estão sendo acompanhadas diariamente com a equipe de neurocirurgia, neurologia pediátrica, cirurgia plástica e terapia intensiva pediátrica.

 

As gêmeas também se alimentam a partir de uma dieta. Ambas estão em seguimento com fonoaudiologia. 

 

Primeiro Caso de siamesas craniópagas do DF 

 

Mel e Lis nasceram unidas pelo crânio em junho do ano passado. Eles foram separadas em uma delicada cirurgia que envolveu 50 profissionais no sábado (27), no Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB).  Esse é o primeiro caso de siamesas craniópogas do Distrito Federal. Na literatura médica, há cerca de 50 casos como esse no mundo, mas só 10 cirurgias foram realizadas com sucesso.  A cirurgia levou mais 20 horas. 

 

O sucesso da cirurgia de separação das gêmeas siamesas injetou otimismo nos demais pacientes do Hospital Criança de Brasília José Alencar (HCB). Para realizá-la, os especialistas treinaram por meses com moldes tridimensionais e uma série de exames. Além da operação do dia 27, as meninas foram anestesiadas cinco vezes, para uma série de procedimentos, que incluíram tomografias e a inserção de expansores de pele. As crianças haviam passado pela primeira operação após o parto, em 26 de janeiro, para o implante de expansores de cutâneos.  

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.
MAIS NOTÍCIAS DO CANAL