VOOS
Caso Joca pressiona regulamentação do transporte de pets em voos
Projetos de lei que tratam sobre o transporte aéreo de animais podem ganhar espaço na agenda do Congresso após a morte do cachorro Joca
Publicado em: 28/04/2024 09:07
![]() |
Foto: Reprodução/Redes Sociais |
A morte do cachorro Joca, um golden retriever de quatro anos, teve grande repercussão nacional e acendeu o debate para a regulamentação do transporte de pets. Atualmente, as regras são estabelecidas por cada companhia aérea.
Joca faleceu na segunda-feira (22/4), durante um transporte aéreo errôneo feito pela companhia aérea Gol. O animal deveria ter sido levado do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, com destino ao Aeroporto Municipal de Sinop, no Mato Grosso, porém foi levado para Fortaleza (CE).
Após a repercussão do caso, a deputada federal Camila Jara (PT-MS) apresentou um projeto de lei (PL 1434/24) que propõe diretrizes para o transporte de animais. “Existem outros projetos de lei para regulamentar o transporte de animal de assistência emocional em cabines de aeronaves. O nosso projeto vai tramitar junto a esses, e assim vamos direcionar a discussão para um caminho mais abrangente, olhando não só para a condição de assistência emocional do tutor, mas para o direito do animal à segurança e ao conforto”, explica.
Leia a reportagem completa no portal Metrópoles.
Mais notícias
Mais lidas
ÚLTIMAS