diplomacia Governo brasileiro decide expulsar diplomata da Venezuela Medida é uma resposta ao anúncio do governo da Venezuela de que o embaixador brasileiro em Caracas, Ruy Pereira, é persona non grata naquele país

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 26/12/2017 20:29 Atualizado em:

Foto: Miverino Júnior/CB/DA Press
Foto: Miverino Júnior/CB/DA Press
Apesar de não ter recebido um comunicado oficial por parte do governo venezuelano sobre a expulsão do embaixador do Brasil em Caracas, Ruy Pereira, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) decidiu expulsar o encarregado de negócios da Venezuela no Brasil, Gerardo Antonio Delgado Maldonado.

A decisão, confirmada pelo Itamaraty ao Correio no começo da noite desta terça-feira (26/12), é mais um episódio da crise diplomática entre os dois países, iniciada desde o impeachment de Dilma Rousseff.

A decisão do Itamaraty é uma resposta ao anúncio, feito no sábado (23/12), da presidente da Assembleia Constituinte e ex-chanceler da Venezuela, Delcy Rodríguez, segundo a qual Pereira era considerado persona non grata naquele país. 

Na ocasião, o governo brasileiro emitiu nota dizendo que, caso fosse confirmada a medida, adotaria a reciprocidade. Nos dias seguintes, a comunicação oficial da expulsão na veio, e o Itamaraty agiu hoje. Como a Venezuela não mantém um embaixador em Brasília há cerca de um ano, coube ao Itamaraty considerar Maldonado persona non grata.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL