Fogo Incêndio destrói mais de 150 hectares da Floresta Nacional de Brasília Embora ninguém tenha sido flagrado nas redondezas, a corporação não descarta a possibilidade de o incêndio ser criminoso

Por: Correio Braziliense

Publicado em: 13/10/2015 07:29 Atualizado em:

Perícia vai apontar se o incêndio que atingiu as margens da BR-070 tem origem criminosa. Foto:
Perícia vai apontar se o incêndio que atingiu as margens da BR-070 tem origem criminosa. Foto:

Após dois dias de combate, o Corpo de Bombeiros controlou o incêndio na Floresta Nacional de Brasília (Flona). Preliminarmente, estima-se que o fogo destruiu 156 hectares de vegetação. O trabalho de ontem precisou de 176 homens, 23 veículos e aeronaves. Além disso, foram usados abafadores e bombas costais (mochilas com água e esguichos individuais). O local atingido fica às margens da BR-070, perto de Taguatinga. Trata-se do 32º foco atendido em outubro pelos bombeiros, que continuarão na região para garantir a extinção das chamas.

Embora ninguém tenha sido flagrado nas redondezas, a corporação não descarta a possibilidade de o incêndio ser criminoso. “Cerca de 99% dos casos começam após ações do homem. Nessa situação, nós ainda não podemos afirmar nada, pois não houve flagrante. Haverá perícia nos próximos dias. Aí, teremos mais detalhes”, explicou o tenente Affonso Gomes, do Centro de Informação do Corpo de Bombeiros.

Em setembro de 2011, outro incêndio, desta vez, comprovadamente criminoso, consumiu cerca de 25% da área total da Flona. A chefe à época, Miriam Ferreira, disse ao Correio que, após cinco dias de queimada, a ação de bandidos foi comprovada pela perícia. A Polícia Federal investigou o caso, mas ninguém acabou preso por crime ambiental.

Defensor da Floresta Nacional, o biólogo Mário Guimarães, especialista em espécies de árvores da Amazônia, denuncia haver conflito de interesses em relação à ocupação daquelas terras. “Falamos de uma área protegida que fica no Entorno de Brasília. Há valor significativo naquilo, mas, também, um impetuoso conflito. Muita gente gostaria de erguer empreendimentos mobiliários naquele terreno”, explicou. Segundo o biólogo, “é, infelizmente, uma maneira muito desgastante de tentar conseguir um objetivo a qualquer custo”.

Diversidade
A Floresta Nacional tem 9.351 hectares de extensão, divididos em quatro áreas. Foi criada em 10 de junho de 1999 e tem 320 unidades de conservação federais geridas pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). As espécies vieram de quase todos os biomas do país, como caatinga, cerrado e pantanal.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL