Viagem Brasiliense se prepara para deixar a Terra em uma nave espacial Pedro Doria Nehme, de 23 anos, ganhou uma viagem ao espaço de uma companhia aérea

Por: Flávia Maia - Correio Braziliense

Publicado em: 09/04/2015 08:41 Atualizado em:

Pedro começou uma dieta restritiva e tem se exercitado: ansiedade. (Foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)
Pedro começou uma dieta restritiva e tem se exercitado: ansiedade. (Foto: Antonio Cunha/CB/D.A Press)

Viajar pelo espaço não é tão fácil como parece nos sonhos e nos filmes. Sair da órbita terrestre exige muito esforço, treinamento e uma dieta equilibrada. Desde outubro, o brasiliense Pedro Doria Nehme, 23 anos, passa por essa agitada fase de preparação para a sua viagem espacial. Ele será o primeiro civil brasileiro a deixar a Terra em uma nave. A data do embarque ainda não foi agendada, mas a fase de preparação causou tanta curiosidade que o estudante de engenharia elétrica resolveu escrever as experiências em um blog. "A ideia é apresentar como se dá a preparação e as dificuldades que uma pessoa ‘normal’ passa para fazer um voo espacial", explica Pedro.

Pedro ganhou a promoção da companhia aérea holandesa KLM em abril de 2013. A mensagem "Parabéns! Você ganhou uma viagem para o espaço" veio cheia de alegria e expectativa para o estudante. Apaixonado pelo espaço,  descobriu a campanha promocional na internet. A competição consistia em acertar a que ponto (latitude, longitude e altitude) um balão cheio de ar iria estourar no espaço. Pedro acertou e começou a sua corrida espacial.

O primeiro passo de Pedro rumo ao espaço foi melhorar o condicionamento físico — passou a fazer musculação e a correr em dias alternados. A ideia era estar com o corpo preparado para a fase de testes. Além dos exercícios, começou uma fase de restrições alimentares. Comida ou bebida com cafeína, teína (presente em chás, por exemplo), chocolate, álcool ou frutas cítricas deveria ser evitada, além das recomendações de escolher alimentos sem gordura e açúcar.

"A dieta é mais para ter leveza. Em relação aos alimentos como chocolate, café, teína e frutas cítricas, eles devem ser evitados por conta do labirinto. Eles estimulam o labirinto e, ao ingeri-los, a pessoa pode ficar mais tonta, atrapalhando o desempenho no treinamento." O estudante explica que pode comer as substâncias. Porém, faltando um mês para a viagem,  estarão proibidas.

Depois dos cuidados físicos, Pedro começou a fazer os treinamentos de adaptação das condições que ele deve encontrar no espaço. No fim de fevereiro, embarcou para a Filadélfia (EUA), acompanhado da médica responsável por avaliar o desempenho dele. Em 2 e 3 de março, seguiu para a primeira sessão de treinamento para o voo espacial suborbital, no Nastar Center, na Pensilvânia.

No Nastar Center, Pedro e outras seis pessoas tiveram aulas sobre ambiente espacial, veículos espaciais, efeitos fisiológicos e psicológicas, aceleração e atuação de diferentes tipos de forças no organismo. Depois, passou por um simulador de perfis de aceleração na centrífuga. Dependendo do eixo da aceleração, os exercícios são diferentes. No eixo GZ, por exemplo, é preciso contrair os grandes músculos, como coxas, glúteos, bíceps e abdômen. "Nesse eixo, o sangue tende a escapar para a periferia do corpo, como as mãos. Se não fizer certo, a pessoa começa a sentir os efeitos do estresse, falta sangue e tem perda da visão periférica", explica. "No eixo GX, se não for feito certo o processo de respirar, fica mais difícil. Por isso, a gente respira em um canudinho, diminuindo a área de respiração".

No retorno ao Brasil, Pedro ainda fez treinamentos com o esquadrão de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), no Rio de Janeiro. "Lá, realizei três atividades: a assento ejetável; a câmara de altitude, que simula a perda de oxigênio no cérebro e as suas consequências; e a cadeira de Barany, que simula os efeitos que a pessoa sente quando é vítima de desorientação espacial", detalha. Por enquanto, a viagem não está agendada. Mas, para Pedro, cada fase da preparação é um passo que o deixa mais próximo da inesquecível viagem ao espaço.


MAIS NOTÍCIAS DO CANAL