° / °
Mundo
denúncia

ONG denuncia que Venezuela tem mais de mil presos por motivos políticos

A ONG Encontro Justiça e Perdão (EJP) revelou que a Venezuela possui pelo menos 1.074 pessoas detidas por motivação política

Isabel Alvarez

Publicado: 24/10/2025 às 14:47

Manifestantes protestam contra o governo do presidente Nicolás Maduro e pedindo a libertação de presos políticos./JUAN BARRETO/AFP

Manifestantes protestam contra o governo do presidente Nicolás Maduro e pedindo a libertação de presos políticos. (JUAN BARRETO/AFP)

A ONG Encontro Justiça e Perdão (EJP) revelou que a Venezuela possui pelo menos 1.074 pessoas detidas por motivação política.

"Total de presos políticos: 1.074, sendo 913 homens e 161 mulheres. Identificamos 49 estrangeiros, 171 funcionários ativos das forças de segurança do Estado, 12 ativistas, 546 civis, 227 de organizações políticas, 25 ex-membros das forças de segurança do Estado, 20 jornalistas e 14 sindicalistas", aponta os dados divulgados da EJP.

A ONG ainda acrescenta que não possui informação oficial sobre o paradeiro de 176 pessoas presas e que, entre os detidos políticos, foram identificados 48 cidadãos venezuelanos com dupla nacionalidade.

Enquanto isso, segundo o Fórum Penal (FP), uma ONG que presta assistência gratuita a presos políticos na Venezuela, mais de nove mil pessoas continuam submetidas arbitrariamente a medidas restritivas da sua liberdade.

"Histórico de detenções por motivos políticos na Venezuela desde 2014 até a data: 18.532. O Fórum Penal assistiu a mais de 14.000 hoje libertadas", explica.

Os analistas asseguram a perseguição política no país, com os opositores ao governo do presidente Nicólas Maduro vivendo na clandestinidade, como é o caso da líder da oposição, Maria Corina Machado, que recentemente foi premiada com o Nobel da Paz.


A pressão sobre Maduro ganhou ainda a participação direta dos Estados Unidos, onde o presidente norte-americano Donald Trump endureceu a mensagem contra o líder venezuelano, que acusa de chefe de um cartel de drogas.


Após forças militares norte-americanas destruírem supostos barcos do narcotráfico no Mar do Caribe e no Pacífico, Trump também já autorizou operações secretas da CIA na Venezuela e equipes da agência de espionagem dos EUA foram enviados ao país, assim como indicou que irá realizar ações militares terrestres em breve contra os cartéis de narcotraficantes.

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP

X