° / °
Mundo
Conflito Israel e Palestina

Em Israel, JD Vance pressiona consolidação do cessar-fogo em Gaza

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, já chegou a Israel, no Centro de Coordenação Civil-Militar em Kiryat Gat

Isabel Alvarez

Publicado: 21/10/2025 às 13:37

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance/ Nathan HOWARD / POOL / AFP

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance ( Nathan HOWARD / POOL / AFP)

O vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, já chegou a Israel, no Centro de Coordenação Civil-Militar em Kiryat Gat, no sul do país, sede da força liderada pelos norte-americanos, criada com o objetivo de supervisionar a implementação do acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza.

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o conselheiro e genro de Donald Trump, Jared Kushner também estão em Israel desde a véspera. A Casa Branca busca intensificar os esforços diplomáticos após os ataques israelenses ao enclave palestino no último domingo e pressionar o governo do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu a seguir com o plano proposto pelo presidente dos EUA.

“Falaremos sobre duas coisas: principalmente os desafios de segurança e as oportunidades diplomáticas que enfrentamos. Superaremos os desafios e aproveitaremos as oportunidades”, adinatoue Netanyahu no parlamento na segunda-feira (20).

O premiê de Israel, além disso, se encontrou hoje com o chefe da inteligência egípcia em Jerusalém. Segundo o seu gabinete, durante a reunião, ambos discutiram o avanço do plano de Trump, as relações entre Israel e o Egito e o fortalecimento da paz entre os dois países.

Já Trump ameaçou o Hamas, alertando que o grupo seria erradicado se não respeitasse a trégua, mas que pretende dar mais uma oportunidade para continuar o plano de paz em Gaza. “Estamos dispostos a entrar em Gaza e neutralizar o Hamas com força pesada, mas ainda não é necessário. Ainda não! Ainda há esperança de que o Hamas faça o que é certo. Se não o fizerem, o fim do Hamas será rápido, furioso e brutal!", escreveu em sua rede social Truth Social.

Por sua vez, o braço armado do Hamas se comprometeu a entregar os corpos de mais dois reféns, que alegou ter conseguido recuperar. Enquanto isso, Israel confirmou que identificou o corpo do refém Tal Haimi, de 42 anos, que o grupo entregou na segunda-feira ao exército israelense e ao serviço secreto Shin Bet. Nos termos do cessar-fogo, Tel Aviv comunicou que aguarda ainda que o Hamas entregue os restos mortais de mais 15 reféns. Até o momento foram libertados 13 corpos desde que entrou em vigor o acordo.

Enquanto isso, o Comitê Internacional da Cruz Vermelha informou que auxiliou a transferência de mais 15 corpos palestinos de Israel para Gaza. Como previsto no acordo, Israel devolve 15 corpos por cada corpo de refém israelense recebido.

Mais de Mundo

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP

X