Gaza: Emirados Árabes farão acordo com Israel para ajuda humanitária
A comunidade internacional continua pressionando Israel a permitir a entrada de ajuda na Faixa de Gaza
Publicado: 21/05/2025 às 09:43

Photo by Eyad BABA / AFP ( AFP)
O governo dos Emirados Árabes Unidos alcançou um acordo com Israel para permitir a entrega de ajuda humanitária urgente à Faixa de Gaza, segundo um comunicado divulgado nesta quarta-feira (21) pela agência oficial de notícias do país (WAM).
O chefe da diplomacia dos Emirados, Abdalá bin Zayed, "teve uma conversa telefônica com Gideon Saar, ministro israelense das Relações Exteriores, que levou a um acordo para permitir a entrega de ajuda humanitária urgente dos Emirados Árabes Unidos", informou a agência.
A comunidade internacional pressiona Israel a permitir a entrada de ajuda humanitária no território palestino cercado, que estava bloqueada desde 2 de março.
Na segunda-feira, o Estado hebreu anunciou a entrada de nove caminhões, seguidos por outros 93 na terça-feira, mas a ONU denuncia que o fornecimento foi retido.
A ajuda dos Emirados Árabes Unidos "resolverá as necessidades de alimentação de quase 15.000 civis na Faixa de Gaza na fase inicial", destacou a agência WAM.
A iniciativa fornecerá "suprimentos essenciais para sustentar o funcionamento das padarias na Faixa, assim como produtos críticos para o cuidado infantil, ao mesmo tempo que garante um fornecimento contínuo para suprir as necessidades dos civis", acrescentou.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse nesta semana que a liberação de ajuda humanitária foi decidida por "razões diplomáticas" para não perder o apoio de países "amigos".

