° / °
Esportes DP Mais Esportes Campeonatos Rádios Serviços Portais

Sport acerta venda de Zé Lucas ao Cruzeiro; confira os detalhes do negócio

Venda deve se tornar a segunda maior da história rubro-negra; clubes discutem bônus, percentuais e empréstimo de jogadores para fechar a operação

Por Gabriel Farias

Zé Lucas, volante do Sport

O Sport está concretizando a transferência do volante Zé Lucas para o Cruzeiro. As diretorias dos dois clubes avançaram nas negociações e fecharam a venda da principal revelação rubro-negra dos últimos anos.

Nesta sexta-feira (24), uma reunião em Belo Horizonte entre o presidente do Cruzeiro, Pedro Lourenço, e o presidente do Sport, Matheus Souto Maior, serviu para aproximar ainda mais as partes.

Valores e divisão dos direitos

O modelo do negócio, antecipado pelo ge e confirmado pela reportagem do Diario de Pernambuco, prevê que o Cruzeiro adquira 60% dos direitos econômicos do volante por 5 milhões de dólares, cerca de 25,5 milhões na cotação atual, além de metas e bônus que seguem sendo debatidos entre os clubes.

Mesmo negociando a maior parte dos direitos, o Sport permanecerá com 20% do atleta visando uma futura transferência. Os 20% restantes seguem divididos entre Zé Lucas e seus representantes.

Se confirmada nos valores projetados, a negociação se tornará a segunda maior venda da história do Sport, reforçando o caixa rubro-negro em um momento de reestruturação financeira.

 

 

Empréstimos de atletas do Cruzeiro ao Sport

Além da compensação financeira, o acordo também prevê a chegada de jogadores do Cruzeiro por empréstimo à Ilha do Retiro. Os salários dos atletas serão pagos integralmente pela equipe mineira, diminuindo o impacto financeiro para o Sport.

Entre os nomes estão o volante Murilo Rhikman, de 20 anos, o ponta Wanderson, de 31 anos, e o centroavante Chico da Costa, também de 31 anos, que devem reforçar o elenco rubro-negro para a sequência da Série B.

Detalhes finais antes do anúncio

Apesar do avanço nas tratativas, a transferência ainda depende da definição de pontos burocráticos.

A expectativa é que, resolvidos esses últimos detalhes, o Cruzeiro oficialize a contratação, valores e duração de contrato do volante de 18 anos, considerado uma das principais promessas recentes das categorias de base do Sport.

Além do Cruzeiro, o Flamengo também acompanhou a situação do volante. Enquanto o clube mineiro poderá utilizar Zé Lucas já no elenco principal, o time carioca avaliava inicialmente integrar o jogador à equipe sub-20, dentro de um processo gradual de desenvolvimento.

O mercado internacional também demonstrou interesse no jogador. O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, e um clube francês chegaram a sondar a joia leonina.