Sport define cronograma da eleição; confira o passo a passo
Assembleia Geral ocorrerá de forma presencial na Ilha do Retiro em 15 de dezembro
Publicado: 27/11/2025 às 18:23
Recife, PE, 31/08/2025 - SPORT X VASCO - Na noite deste domingo(31), a equipe do Sport recebeu a equipe do Vasco pelo Campeonato Brasileiro da Serie A 2025 no estádio da Ilha do Retiro. Torcida do Sport. (Rafael Vieira)
O Conselho Deliberativo do Sport oficializou, nesta quinta-feira (27), o início do processo eleitoral que definirá o novo presidente e vice-presidente executivos do clube para o restante do biênio 2025–2026. A decisão ocorre após as renúncias apresentadas por Yuri Romão e Raphael Campos, que deixarão seus cargos no dia 12 de dezembro de 2025, abrindo caminho para uma eleição suplementar.
A definição das regras e prazos foi publicada através da Portaria nº 001/2025, assinada por Ademar Rigueira, presidente do Conselho Deliberativo, que passa a conduzir todo o rito eleitoral previsto no Estatuto rubro-negro. A cerimônia de posse do novo presidente e vice está marcada para 19 de dezembro.
Eleições marcadas para 15 de dezembro
O Conselho Deliberativo convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para o dia 15 de dezembro, das 8h às 18h, na sede social do Sport, na Ilha do Retiro. O pleito será presencial, com voto direto e secreto, utilizando cédulas impressas, e elegerá apenas dois cargos: Presidente Executivo e Vice-Presidente Executivo.
Os eleitos completarão o mandato iniciado por Yuri Romão, válido até o fim de 2026. Caso haja chapa única, a eleição poderá ocorrer por aclamação.
Publicações e preparação do pleito começam imediatamente
Mesmo que as renúncias tenham efeito futuro, o Conselho destacou que isso não impede o início do processo eleitoral. Assim, os primeiros atos acontecem já entre os dias 27 e 29 de novembro, com a publicação do edital de convocação.
No dia 28/11, a sede social exibirá a lista completa de sócios aptos a votar e a serem votados.
Registro de chapas
O período para registro de chapas será entre 1º e 5 de dezembro, sempre das 8h às 18h, na Secretaria da Presidência. Cada chapa deve apresentar:
- Nome e categoria social dos candidatos
- CPF
- Foto do candidato a presidente
- Nome, slogan ou título da chapa
- E-mail para notificações oficiais
- Certidões negativas exigidas pelo Estatuto (protestos, antecedentes criminais, débitos trabalhistas e órgãos de crédito)
A Comissão Eleitoral analisará a documentação no dia 6 de dezembro, e eventuais correções poderão ser feitas até 8 de dezembro. O parecer final sairá em 9 de dezembro, com divulgação oficial das chapas no dia 10.
Critérios para votação
O eleitor deve:
- Ter pelo menos 18 anos
- Ser sócio desde antes de 16/12/2023
- Estar adimplente até 16/10/2025
- Apresentar carteira social com foto ou documento oficial
- Meses de novembro e dezembro de 2025 não serão cobrados para efeito de aptidão ao voto.
Serão montadas 18 seções eleitorais, divididas entre as categorias: remidos, beneméritos, proprietários, subscritores, patrimoniais e contribuintes.
A votação encerra às 18h do dia 15, e a apuração começa imediatamente, com boletins emitidos seção por seção. O resultado deve ser proclamado até 23h59 do mesmo dia. Também no dia 18/12, será publicado o edital de posse.