Com material do Diario de Pernambuco, Santa Cruz poderá ser reconhecido campeão brasileiro de 1967
O Santa Cruz busca o reconhecimento do caráter nacional do título do Hexagonal Norte-Nordeste conquistado
Publicado: 07/11/2025 às 17:46
São Lourenço da Mata, PE, 27/09/2025 - SANTA CRUZ X BARRA - Na tarde deste sábado(27), a equipe do Santa Cruz recebeu a equipe do Barra pelo primeiro jogo da Final do Campeonato Brasileiro da Serie D 2025 na Arena de Pernambuco. (Rafael Vieira)
Com material obtido a partir de relatos do Diario de Pernambuco da época, o Santa Cruz busca ser reconhecido como campeão brasileiro de 1967. A reivindicação em questão envolve o título do Hexagonal Norte-Nordeste conquistado pela Cobra Coral, que tenta o reconhecimento do caráter nacional da competição.
O clube tricolor busca uma equiparação da Taça Roberto Gomes Pedrosa conquistada pelo Palmeiras na mesma época, que foi posteriormente considerada como título brasileiro. Segundo o pedido do Santa Cruz, os dois clubes eram considerados campeões do Sul e do Norte do país com base nos relatos do período.
Confira trecho do dossiê realizado pelo Santa Cruz para reivindicar conquista:
Após análise historiográfica documental, por meio de fonte escrita,
constata-se a importância do Torneio Hexagonal Norte Nordeste de 1967 ,
onde, segundo o periódico Diário de Pernambuco, cogitou-se à época
um confronto entre o Palmeiras, vencedor da Taça Roberto Gomes Pedrosa
(Robertão), competição esta, que foi reconhecida em 2010 pela CBF,
como sendo o Campeonato Brasileiro e o Santa Cruz, vencedor do
Torneio Norte Nordeste, sendo respectivamente, equipes consideradas
como campeãs do Sul e do Norte.
A Federação Pernambucana de Futebol (FPF) já deu entrada na CBF para o reconhecimento da conquista nacional, em informação divulgada pelo canal Resenha Esportiva Pernambuco. Em entrevista ao Cast Coral, o presidente Evandro Carvalho afirmou que realizará um evento para confirmar o título de campeão brasileiro ao Tricolor do Arruda.
“Será mais um título nacional para o Santa Cruz. O torneio Hexagonal Norte-Nordeste de 1967, que o Santa Cruz se sagrou campeão. Do mesmo modo que fizemos para o Central e fizemos para o Sport, em conjunto com o Ceará, fizemos agora para o Santa Cruz. Estou só esperando os cumprimentos das formalidades para realizar um evento e entregar a certificação de campeão brasileiro. A federação também vai confeccionar um troféu para Central, Sport e Santa Cruz, de modo que eles tenham a materialização desse direito e dessa conquista que eles tiveram”, disse Evandro Carvalho.
Confira o trecho noticiando a conquista do Santa Cruz:
"FORTALEZA, 29 (De Adonias Moura, enviado especial do DIARIO DE PERNAMBUCO) - Santa Cruz conquistou o titulo de campeão do Torneio Hexagonal do Norte ao empatar esta noite com o America, por 1x1. Luciano Frota abriu a contagem para os rubros alencarinos aos 12 minutos da segunda fase, e Erandy empatou aos 24 minutos. Dirigiu a peleja, com uma atuação otima no primeiro tempo e regular na fase final, o Sr. Vicente Trajano, auxiliado nas laterais por Arruda Costa Ramos e Odilon Ricardo.
A arrecadação somou a importancia de Cr$ 7.730.
As duas equipes alinharam:
SANTA CRUZ (CAMPEÃO) Valter Serafim; Agra, Reginaldo, Carlos e Jorio; Norberto e Terto; Silvio (Zinho), Uriel, Manuel depois Erandy e posteriormente Fernando José e Nivaldo.
AMERICA - Pedrinho; Ribeiro, Cicero, Ninoso e Vila Nova; Osmar e Loril; Dedé (Luciano Frota). Zé Gerardo, Zé Maria (Wilson) e Milton."
Fórmula de disputa
O torneio Hexagonal Norte-Nordeste foi disputado por seis equipes, na forma de pontos corridos e jogos em turno e returno, totalizando 10 partidas. Além do Santa Cruz, também disputaram o campeonato Sport, América-CE, Ceará, Remo e Paysandu.
A Cobra Coral foi campeã ao terminar na 1ª posição, com 14 pontos conquistados. A campanha geral foi de seis vitórias, dois empates e duas derrotas.