Presidente da FPF confirma final do Pernambucano com dois jogos na Arena de Pernambuco
Evandro Carvalho ressaltou que os jogos só não ocorrerão na Arena caso haja veto dos clubes envolvidos
O presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Evandro Carvalho, confirmou que a final do Campeonato Pernambucano de 2026 deverá ser disputada com dois jogos na Arena de Pernambuco. Em contato com a reportagem do Diario de Pernambuco, o mandatário ressaltou que a possibilidade só não ocorrerá caso exista veto dos clubes envolvidos.
Evandro Carvalho também garantiu a presença das duas torcidas para as finais na Arena, mesmo com a possibilidade de ocorrer um clássico. O presidente reforçou que caso haja o veto, os clubes em questão atuarão em seus estádios e com torcida única.
Ainda em contato com a reportagem, Evandro Carvalho confirmou que a escolha do local da final ficou a cargo da Federação. “A decisão é da Federação, mas os clubes podem desistir e retomar”, afirmou o mandatário.
O presidente da Federação Pernambucana também revelou que a escolha pela Arena de Pernambuco para a final passou diretamente por aprovação dos clubes envolvidos na competição, em Conselho Arbitral realizado antes do Estadual.
As finais do Estadual estão previstas para ocorrer nos domingos de 1º e 8 de março, com o clube de melhor campanha realizando a partida de volta com o mando de campo.
Vale lembrar que na primeira fase do Campeonato Pernambucano todos os clássicos envolvendo o Trio de Ferro foram realizados apenas com o público mandante, incluindo o duelo entre Santa Cruz e Náutico na Arena.
Siga o canal do Esportes DP no Whatsapp e receba todas notícias do seu time na palma da mão.
Desejo antigo da Federação
Realizar a final do Campeonato Pernambucano na Arena de Pernambuco já é um desejo antigo da FPF. A entidade já havia manifestado o interesse da final do Estadual ser disputada em jogo único na Arena, porém a proposta não foi aprovada pelos clubes em Conselho Arbitral.
O estádio, aliás, vem sendo o grande palco do Estadual de 2026. Só na 1ª fase, 10 das 28 partidas aconteceram na Arena. No mata-mata, o duelo entre Santa Cruz e Decisão, pelas quartas de finais, também já está confirmado para o local.
Visão do Sport
Anunciado como executivo de futebol do Sport no dia 24 de dezembro de 2025, quase um mês após o Conselho Arbitral, Ítalo Rodrigues comentou a possibilidade de levar um mando rubro-negro para São Lourenço da Mata, embora não tenha participado da reunião que definiu as diretrizes do campeonato.
"Não fui ao arbitral do Pernambucano... Acho que tem seus pontos positivos e negativos. Obviamente, eu preferiria jogar na Ilha do Retiro, mas, sendo na Arena, vamos com certeza convocar a torcida, isso se chegarmos à final, para fazer uma grande festa", afirmou Ítalo.
Para o executivo, o movimento faz parte de uma visão mais ampla sobre o esporte.
"Temos que lembrar que futebol não é apenas um jogo, e sim entretenimento. Temos que saber trabalhar isso da melhor forma possível", concluiu o dirigente leonino.