Governo de Pernambuco cria comitê para coordenar preparação da Copa do Mundo Feminina 2027
Arena de Pernambuco será um dos palcos da competição mundial, que acontecerá no Brasil entre junho e julho de 2027
Publicado: 22/07/2025 às 13:02

Arena Pernambuco (Rafael Vieira/DP Foto)
O Governo de Pernambuco oficializou, em decreto publicado no Diário Oficial do Estado, a criação do Grupo Executivo para planejamento e coordenação da Copa do Mundo Fifa Feminina 2027 (Gecopa Pernambuco 2027). A medida marca o início das ações formais para preparar o estado para receber partidas da maior competição do futebol feminino mundial, que acontecerá pela primeira vez no Brasil.
Assinado pela governadora Raquel Lyra, o decreto justifica a criação do comitê como forma de garantir o planejamento, articulação, coordenação, monitoramento e avaliação das ações interinstitucionais necessárias para a realização do evento. Segundo o texto, a arena precisará passar por processos de modernização e adequação para atender aos padrões técnicos exigidos pela entidade máxima do futebol.
Atribuições do comitê
Coordenado pela Secretaria de Esportes, o Gecopa Pernambuco 2027 terá a responsabilidade de “propor diretrizes e estratégias para a realização do evento; coordenar planos de ação entre secretarias estaduais; supervisionar projetos de adequação da Arena de Pernambuco; manter diálogo com a FIFA, órgãos federais, municipais e entidades privadas; promover comunicação transparente com a imprensa e a população; apresentar relatórios periódicos à governadora do estado.
Fazem parte do grupo representantes de várias pastas do governo estadual, como Defesa Social, Mobilidade, Turismo, Saúde, Educação, Planejamento, Fazenda, Justiça e Direitos Humanos, Comunicação, Mulher, Ciência e Tecnologia, Criança e Juventude, além da própria administração da Arena de Pernambuco.
Copa Feminina 2027 no Brasil
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada entre os dias 24 de junho e 25 de julho, em oito cidades brasileiras. Além do Recife, os jogos ocorrerão no Rio de Janeiro (Maracanã), Salvador (Arena Fonte Nova), Fortaleza (Castelão), São Paulo (Itaquera), Belo Horizonte (Mineirão), Brasília (Estádio Nacional) e Porto Alegre (Beira-Rio).

