Trump retira tarifa adicional de 40% a produtos brasileiros
O anúncio ocorreu uma semana após o presidente norte-americanos retirar a tarifa "recíproca" de 10% a produtos importados pelos EUA
Francisco Artur de Lima - Correio Braziliense
Publicado: 20/11/2025 às 20:02
Presidente dos EUA, Donald Trump (Samuel Corum / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP)
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou, nesta quinta-feira (20/11), a ordem executiva que impõe a retirada das tarifas adicionais de 40% sobre produtos brasileiros importados pelos EUA. O ofício ocorreu uma semana após o presidente norte-americano retirar a tarifa "recíproca" de 10% sobre os mesmos produtos.
- EUA estudam sanções a países que negociam petróleo com a Rússia além de tarifas de quase 500%
- Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano
- Brasil perde US$ 700 mi de agosto a outubro com exportações de carne, mas vendas gerais sobem
- BSCA lamenta manutenção da tarifa de 40% ao café; 'tende a intensificar queda de exportações'
Como justificativas para a retirada das tarifas adicionais, Trump citou convesa telefônica realizada com o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, em outubro, e recomendações de funcionário da Casa Branca. No Estados Unidos, o governo Trump corre contra a inflação de produtos.
Entre os intens brasileiros que estão livres do tarifaço dos EUA, o documento norte-americano cita cortes de carne bovina, café, cacau em pó e frutas, como abacaxi, mamão, laranja, limão e goiaba.
O tarifaço imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, a partir de julho, fizeram com que o preço de produtos como café, carne e frutas, fossem elevados no mercado interno dos Estados Unidos.
Até o momento, o governo brasileiro ainda não comentou. Em reposta ao Correio, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic) destacou que ainda analisa o comunicado do governo Trump. O Ministério das Relações Exteriores ainda não se manifestou.