O técnico Renato Portaluppi retorna ao Grêmio após quase dois anos longe do clube. A negociação foi fechada no último domingo, 13, logo após a demissão de Luís Castro. O treinador ficará no cargo até o fim da temporada de acordo com o anúncio oficial que foi feito nesta segunda-feira, 14, em um momento crítico para o time.
Depois de perder para o Vasco da Gama na Arena, o Grêmio está sob risco de rebaixamento com apenas 28 pontos conquistados em 26 jogos. A troca no comando técnico tenta reverter o desempenho ruim da equipe nas últimas rodadas do campeonato.
O anúncio precipitado nas redes sociais
Renato publicou uma mensagem em seu perfil antes do anúncio oficial. Na postagem, o técnico falou com entusiasmo aos torcedores gremistas sobre seu retorno. Horas depois, removeu a publicação das redes sociais.
Carol Portaluppi, filha do técnico, explicou a remoção do post. Disse que a publicação não deveria ter sido feita naquele momento e pediu aos seguidores para “fingir surpresa” com o anúncio oficial. A família também removeu uma foto de Renato tirada no CT do Grêmio para manter o sigilo até a comunicação formal da contratação.
Como a negociação foi construída
A conversa entre Renato e a diretoria começou logo após a confirmação da saída de Luís Castro. No início, havia uma diferença entre o valor oferecido pelo Grêmio e o que o técnico queria receber. Durante as negociações, as partes chegaram a um acordo. O técnico estava disponível no mercado desde julho, quando deixou o Vasco. Renato Portaluppi já comandou o Grêmio em quatro oportunidades anteriores e acumulou 552 jogos pelo clube.
O presidente Odorico Roman trabalhou com o técnico na terceira passagem, entre 2016 e 2021. O Grêmio conquistou a Copa do Brasil em 2016, quando Roman participava da diretoria de futebol, e a Conmebol Libertadores em 2017, quando ele era vice de futebol.
Mudança de posicionamento da diretoria
A contratação reverte a posição que prevalecia na diretoria. Havia indicações de que a gestão resistia à volta do técnico. Com a mudança, a diretoria atual, liderada por Roman, avançou com a contratação.
O executivo de futebol gremista, Paulo Pelaipe, não cogitava a contratação de Renato, e por conta disso, o nome de Roger Machado chegou a ser cogitado como possível substituto de Luís Castro. Essa será a primeira vez que ambos trabalharão juntos no clube tricolor.
Esta será a quinta passagem de Renato no comando do Grêmio. Felipão foi anunciado como interino para o confronto contra o Botafogo na quarta-feira, mas a definição sobre quem comandará a equipe ainda será confirmada, já que Renato pode estrear.










