A Rede Globo demitiu na última semana os executivos Manuel Belmar, Pedro Garcia e Manuel Falcão. A empresa diz que os desligamentos fazem parte de uma reestruturação para alinhar a estrutura à evolução da estratégia empresarial.
Na Globo desde 2005, Belmar foi apontado como um dos principais responsáveis por decidir que a emissora não transmitira todos os jogos da Copa do Mundo em 2026, o que alimentou rumores de que sua demissão teria ocorrido por conta disso.
Em nota à imprensa, a emissora negou que os direitos da Copa do Mundo 2026 estejam relacionados aos desligamentos. E afirmou que qualquer deliberação dessa magnitude é prerrogativa exclusiva do Conselho de Administração do Grupo. A transição dos cargos será concluída no primeiro trimestre de 2027.
Falcão sai após quase três décadas de reposicionamento de marcas
Manuel Falcão deixa a companhia após aproximadamente 30 anos de atuação. Nesse período, contribuiu para desenvolver o portfólio da emissora e ampliar a conexão institucional com brasileiros. Cristovam Ferrara comandará interinamente Marca e Comunicação enquanto a emissora busca no mercado uma nova liderança para a área de Consumidor e Marketing.
Garcia, fundador da Globosat, completa 45 anos de trajetória
Na emissora, Garcia atuou em Esportes e na construção do portfólio de direitos de conteúdo, além do desenvolvimento de ativos estratégicos. Fernando Ramos assumirá a nova estrutura de Distribuição e Direitos. O executivo já trabalha no desenvolvimento de parcerias e negociações relacionadas à distribuição das plataformas e ampliará essa atuação para buscar oportunidades em conteúdos e novos negócios.
Promoções internas consolidam estratégia digital
Com experiência em negócios digitais, o executivo será responsável pela próxima etapa de inovação e crescimento da área. As mudanças refletem o esforço da emissora para alinhar sua estrutura organizacional à aceleração digital. E à evolução do mercado de mídia, mantendo a continuidade por meio da promoção de lideranças internas já consolidadas nas operações do grupo.










