Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Ele começou vendendo seguros de porta em porta aos 18 anos, virou o homem mais rico do Brasil e anos depois viu sua fortuna despencar: quem é Eike Batista

Por Vinícius Gonçalves
13/08/2026
Começou vendendo seguros porta porta

Reprodução: CNN

Ainda aos 23 anos, Eike Batista abandonou o curso de engenharia que fazia na Alemanha e retornou ao Brasil. Foi nesse período que começou a atuar no comércio de ouro, fazendo a ligação entre garimpeiros da região amazônica e compradores de grandes centros comerciais.

O negócio cresceu e levou o empresário a mudar de estratégia. Em vez de atuar apenas como intermediário, Eike passou a investir diretamente na mineração, movimento que exigiu mais capital, equipamentos e planejamento.

A trajetória empresarial seria marcada por projetos de grande porte e uma rápida expansão internacional. Anos depois, porém, a sequência de investimentos daria lugar a dificuldades financeiras, falências e processos judiciais.

Recomendado para você

  • Quanto custa estátua havan funcionaQuanto custa uma estátua da Havan e como funciona o transporte da estrutura gigante até o endereço da loja
  • Fabrica estátuas havan etapas transformarQuem fabrica as estátuas da Havan e quais são as etapas para transformar o projeto em um monumento de grandes dimensões
  • Inquilino transforma garagem casa oficinaInquilino transforma garagem de casa em oficina mecânica, provocou reclamações de barulho e levou proprietário a buscar a devolução do imóvel na Justiça
  • Temperar frango inteiro assar conseguirComo temperar frango inteiro para assar e conseguir pele crocante sem deixar o peito seco na hora de servir

Do ouro ao minério de ferro

Eike ganhou projeção internacional por meio de investimentos na TVX Gold, empresa canadense com ações negociadas na Bolsa de Toronto. A experiência ampliou seu acesso a investidores estrangeiros e abriu caminho para novos projetos de mineração.

Nos anos 2000, o empresário voltou sua atenção para o minério de ferro. Foi nesse contexto que surgiu a MMX, criada para desenvolver projetos de extração e também a infraestrutura necessária para transportar a produção até os portos de exportação.

Em 2007, um acordo com a Anglo American garantiu à MMX 49% de participação no projeto Minas-Rio. O empreendimento envolvia uma operação de mineração, uma rede logística e um terminal portuário no Rio de Janeiro.

No ano seguinte, a Anglo American desembolsou cerca de US$ 5,5 bilhões para adquirir participações em projetos da MMX, reforçando a percepção de que os negócios de Eike tinham grande potencial de crescimento.

O auge e a queda

Em 2012, Eike Batista chegou a acumular uma fortuna estimada em cerca de US$ 30 bilhões. Naquele momento, era considerado o homem mais rico do Brasil e chegou a ocupar uma das primeiras posições entre os bilionários do mundo.

A situação mudou rapidamente quando empresas do grupo passaram a enfrentar problemas operacionais e financeiros. A OGX, principal companhia de petróleo do empresário, não conseguiu entregar os resultados esperados, desencadeando uma crise que atingiu todo o conglomerado.

Processos e condenação

A derrocada levou a falências e processos judiciais. Eike foi condenado a mais de uma década de prisão por crimes relacionados ao mercado de capitais, incluindo acusações de manipulação de informações para enganar investidores sobre a situação de seus negócios.

O empresário também respondeu a processos administrativos na Comissão de Valores Mobiliários. Posteriormente, firmou um acordo de colaboração com o Ministério Público Federal, homologado pelo Supremo Tribunal Federal, alterando sua situação judicial.

A trajetória de Eike Batista passou, assim, do auge entre os maiores bilionários do mundo para uma das quedas empresariais mais marcantes do Brasil.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Vinícius Gonçalves

Vinícius Gonçalves

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Tem experiência em produção de conteúdo e hard news.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Quanto custa estátua havan funciona

Quanto custa uma estátua da Havan e como funciona o transporte da estrutura gigante até o endereço da loja

02/11/2026
Fabrica estátuas havan etapas transformar

Quem fabrica as estátuas da Havan e quais são as etapas para transformar o projeto em um monumento de grandes dimensões

02/11/2026
Inquilino transforma garagem casa oficina

Inquilino transforma garagem de casa em oficina mecânica, provocou reclamações de barulho e levou proprietário a buscar a devolução do imóvel na Justiça

02/11/2026
Temperar frango inteiro assar conseguir

Como temperar frango inteiro para assar e conseguir pele crocante sem deixar o peito seco na hora de servir

02/11/2026
Fabricadas estátuas havan réplicas estátua

Como são fabricadas as estátuas da Havan, réplicas da Estátua da Liberdade que chamam atenção pelo tamanho nas entradas das lojas

02/11/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

Diario de Pernambuco - DPMAIS