° / °

DP +Ciências
ESTUDO

Origem da Lua poderá ser a origem da vida na Terra, revela estudo

O estudo foi divulgado recentemente pela revista científica Icarus

Isabel Alvarez

Publicado: 22/07/2025 às 19:59

Foto da Lua /YE AUNG THU/AFP / YE AUNG THU/AFP

Foto da Lua (YE AUNG THU/AFP / YE AUNG THU/AFP)

De acordo com um estudo divulgado recentemente pela revista científica Icarus, os cientistas do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IACE) revelaram que o grande corpo rochoso chamado Theia, que teria colidido com a Terra durante a sua formação e gerado a Lua provavelmente alojava um mundo oceânico na origem da vida no planeta.

Um dos autores do estudo e investigador astrofísico português Pedro Machado, do IACE, declarou que o trabalho apresenta um caminho novo para entender a evolução da Terra e como podem ter chegado ao planeta os componentes necessários para garantir a sua condição de se tornar habitável.

Já se tem conhecimento que Theia se chocou na Terra quando o planeta ainda estava em formação e que fragmentos resultantes desse impacto deram origem à Lua.

O que é novo e é o que defendem os cientistas do IACE é que este grande corpo rochoso se terá formado na envolvência de Júpiter, maior planeta do Sistema Solar, e que provavelmente tinha uma grande quantidade de água e de elementos químicos essenciais, como carbono, à semelhança de luas de Júpiter como Europa. "A probabilidade é altíssima", sustenta Pedro Machado, que também é docente da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, que, juntamente com os co-autores Duarte Branco, seu aluno, e Sean N. Raymond, astrônomo norte-americano do Laboratório de Astrofísica de Bordeaux, na França, suporta a tese com base em estudos de modelação da formação e evolução do Sistema Solar.

Segundo Machado, especialista no estudo de atmosferas planetárias, a Terra tem um grande reservatório de água no manto (camada intermediária do interior) que não pode ser explicável pela teoria de que cometas ou pequenos asteroides transportaram água para o planeta.

Mais de DP +Ciências