° / °
Brasil
15 anos depois

Suposto passaporte de Eliza Samudio é encontrado em Portugal

Quinze anos após o seu assassinato, o passaporte de Eliza Samudio foi encontrado

Estado de Minas

Publicado: 06/01/2026 às 07:47

No documento conta apenas uma entrada em país estrangeiro: 5 de maio de 2007, em Portugal. Não há carimbo de saída ou de outra entrada/Foto: Portal Leo Dias/Reprodução

No documento conta apenas uma entrada em país estrangeiro: 5 de maio de 2007, em Portugal. Não há carimbo de saída ou de outra entrada (Foto: Portal Leo Dias/Reprodução)

Quinze anos após o seu assassinato, o passaporte de Eliza Samudio foi encontrado em uma residência em Portugal no fim de 2025. José, homem que encontrou o documento e não teve seu sobrenome identificado, teria achado o item em meio a livros em uma estante, no apartamento alugado onde vive com a mulher e a filha.

Por conhecer a repercussão do caso de Eliza no Brasil, José notificou o veículo Leo Dias e levou o documento ao Consulado-Geral do Brasil em Lisboa. Segundo o portal, a veracidade do documento foi confirmada por autoridades.

Em entrevista ao jornal O Tempo, a mãe da vítima, Sônia Moura, disse que tem conhecimento da descoberta, mas que prefere aguardar uma investigação mais detalhada sobre o documento antes de se pronunciar.


Em nota, o Consulado disse ter informado ao Itamaraty "que o passaporte foi encontrado e entregue ao consulado", e estão “aguardando instruções sobre quais são os próximos passos com relação ao documento". O Ministério ainda não se pronunciou.

No passaporte, o único registro de viagens é da entrada de Eliza em Portugal no ano de 2007. Em 2010, no Brasil, Samudio foi assassinada pelo seu companheiro da época, o ex-goleiro do Flamengo, Bruno Fernandes. Ele foi condenado por homicídio, ocultação de cadáver, sequestro e cárcere privado de Eliza. O corpo dela nunca foi localizado. O assassino foi para o regime semiaberto em 2018 e está em liberdade condicional desde janeiro de 2023.

Mais de Brasil

Últimas

WhatsApp DP
Mais Lidas