° / °

Brasil
Alvorada

Lula recebe ministros do STF em jantar após sanção dos EUA a Moraes

O presidente Lula jantou com seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira (31)

Estadão Conteúdo

Publicado: 01/08/2025 às 10:02

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (C) caminha ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (E) e do procurador-geral da República Paulo Gonet após um jantar oferecido por Lula para ministros do Supremo Tribunal Federal no Palácio da Alvorada, em Brasília, em 31 de julho de 2025. O Tesouro dos EUA anunciou sanções financeiras a Moraes em 30 de julho de 2025, afirmando que ele

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (C) caminha ao lado do ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes (E) e do procurador-geral da República Paulo Gonet após um jantar oferecido por Lula para ministros do Supremo Tribunal Federal no Palácio da Alvorada, em Brasília, em 31 de julho de 2025. O Tesouro dos EUA anunciou sanções financeiras a Moraes em 30 de julho de 2025, afirmando que ele "assumiu a responsabilidade de ser juiz e júri em uma caça às bruxas ilegal contra cidadãos e empresas americanas e brasileiras". Moraes é o juiz que preside o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro, que cometeu o golpe. ( AFP)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) jantou com seis dos 11 ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta quinta-feira, 31, no Palácio da Alvorada. Estiveram no encontro Luís Roberto Barroso, presidente do Supremo, Alexandre de Moraes Gilmar Mendes, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Edson Fachin.

Além dos integrantes do STF, também estavam no evento o ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, o advogado-geral da União, Jorge Messias, e procurador-geral da República, Paulo Gonet.

 

Dos membros do Supremo, não compareceram Kassio Nunes Marques, André Mendonça, Luiz Fux, Dias Toffoli e Cármen Lúcia. Nunes Marques e Mendonça foram indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se notabilizaram por votarem contra os entendimentos de Moraes nas ações penais pelo 8 de Janeiro. Enquanto isso, Fux tem rompido com os entendimentos do relator na Primeira Turma.

Durante o jantar, Lula e os ministros discutiram reações do Brasil às sanções contra Moraes e também contra o tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. Ambas as medidas foram anunciadas na quarta-feira, dia 30.

Mais de Brasil