PF anuncia operação para combater incêndios florestais no país
Segundo a PF, este ano já foram instauradas 42 investigações sobre incêndios ilegais
Publicado: 25/06/2025 às 15:29

Incêndios florestais assolam diversas regiões do país e PF investiga causas (foto: Vitor Vasconcelos/Secom/Presidência da República)
Nesta quarta-feira (25), a Polícia Federal anunciou uma operação inédita para combater os incêndios florestais no país, com medidas preventivas e repressivas, principalmente nos biomas da Amazônia e do Pantanal.
“A operação responde ao agravamento dos eventos climáticos extremos e ao aumento significativo dos crimes ambientais nos últimos anos. O plano prevê a instalação de bases avançadas em pontos críticos, à mobilização de equipes especializadas, o uso intensivo de tecnologia e geointeligência, além da atuação conjunta com a Força Nacional de Segurança Pública e forças de segurança estaduais. O objetivo é ampliar a capacidade de resposta da Polícia Federal e garantir a responsabilização criminal de quem comete crimes ambientais”, diz o comunicado.
Segundo a Polícia Federal brasileira PF, este ano já foram instauradas 42 investigações sobre incêndios ilegais. Enquanto, 138 investigações relacionadas com incêndios florestais ilegais foram iniciadas no ano passado, um crescimento expressivo em comparação com as 46 investigações abertas em 2023. As ações contra suspeitos de crimes ambientais resultaram em 29 mandados de busca e apreensão, três prisões preventivas, 16 detenções em flagrante e ordens judiciais de arresto de bens que ultrapassam os 400 milhões de reais em 2024. “Este ano já foram instauradas 42 investigações sobre incêndios ilegais”, afirmam as autoridades policiais.
Um estudo divulgado na terça-feira (24) com imagens de satélites realizado pela plataforma Mapbiomas, revelou que a Amazônia brasileira registrou a maior área queimada das últimas quatro décadas em 2024, com mais de 15,6 milhões de hectares de vegetação consumidos pelas chamas. A área destruída no bioma foi 117% maior que a média histórica e representou 52% do total de área queimada no país, tornando a Amazônia o epicentro dos incêndios no país.
Entretanto, em termos de área proporcional por biomas, o Pantanal foi ainda o mais afetado pelo fogo, com 62% da sua área queimada nos últimos 40 anos.

