O livro

Francisco Dacal
Administrador de Empresas e escritor

Publicado em: 20/04/2019 12:05 Atualizado em: 21/04/2019 05:06

Da elementar escrita em argila, passando pelo papiro e pergaminho, ao largo do desenvolvimento do papel, a partir do surgimento da primorosa imprensa mecânica de Gutenberg, e agora por meios eletrônicos, o livro se tornou o amparo da humanidade, nas diversas formas literárias e de apresentação. A criatividade intelectual é possível a todos; e a leitura a base mais sólida para desenvolvimento de um mundo melhor.  

No livro se registram palavras e ideias de toda ordem referentes a conhecimentos e acontecimentos da sociedade e sobre a condição humana. Por meio dele nos socializamos, aprendemos habilidades. Enriquecemos vocabulário. Buscamos caminhos e sonhos, formação, lazer, socorro. Ele motivou a criação de uma das coisas mais úteis, importantes, admiradas e democráticas da humanidade – a Biblioteca.

Ao livro não cabe censura. Tem sua própria constituição universal, apenas com um simples e claro parágrafo: liberdade de expressão.

O livro é capaz de fazer um leitor viver um mundo particular. Novo. Renovado. Em transformação. Imaginário. O momento é que vai dizer.  Ninguém sai zerado de uma boa leitura.   

Livro é pra ser lido com atenção. Apreciado. Depois guardado, mas sem perder de vista. Não deve ser esquecido, pois um dia ele poderá ser o único amigo disponível a lhe ajudar. Em silêncio. Com palavras. Aquelas palavras...   

Opções de leituras não faltam. O gosto e a curiosidade do leitor é que mandam. Às vezes é a necessidade quem domina.   

Celebremos o dia 23 de abril, Dia Internacional do Livro. Um dos poucos dias a que se dedica uma homenagem, com diversos tipos de mobilizações, em várias as partes do mundo, sem contestação. Tem por base uma reverência a data de passamento de William Shakespeare e Miguel de Cervantes. Considerando o legado destes à literatura.

Diante desse cenário, a melhor notícia da Cidade Maurícia, de tantos escritores e leitores ávidos por novidades, é que no próximo mês de junho será inaugurada uma unidade da Livraria Jaqueira no Paço Alfândega, no Bairro do Recife. Um projeto moderno, múltiplo e interativo, que qualificará a região e certamente cativará seus frequentadores. A unidade matriz continuará em funcionamento, no bairro, ao lado do parque, que inspiraram seu nome.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.