° / °
Cadernos Blogs Colunas Rádios Serviços Portais

Pernambuco lança estudo estratégico para fortalecer infraestrutura digital

A iniciativa é financiada pelo Grupo Cavalcanti Petribu, Estratégica Engenharia e Grupo Dislub Equador, empresas de origem pernambucana através do Grupo de Líderes Empresariais (LIDE)

Por Marlon Júlio

Evento de lançamento do estudo foi realizado no auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE)

O Governo de Pernambuco lançou, nesta quarta-feira (14), o Estudo Estratégico do Ecossistema de Infraestrutura Digital de Pernambuco. O trabalho técnico tem o objetivo de mapear desafios e subsidiar decisões estratégicas para reforçar a infraestrutura digital e ampliar a competitividade do estado.

A iniciativa é uma parceria entre as secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-PE); de Administração (SAD) e de Desenvolvimento Econômico (SDEC) com o Grupo de Líderes Empresariais (LIDE) e foi financiada pelo Grupo Cavalcanti Petribu, Estratégica Engenharia e Grupo Dislub Equador. O investimento das empresas no estudo é de R$ 1 milhão. 

A Delloite será responsável pelo trabalho técnico, que terá duração de 90 dias. Os relatórios deverão apresentar um diagnóstico da situação atual, avaliar alternativas de desenvolvimento e propor recomendações estratégicas. Eles nortearão políticas públicas e decisões sobre investimentos em infraestrutura digital.

O estudo está alinhado com às diretrizes do Plano de Governo de Pernambuco para 2027–2030, que incluem o fortalecimento da infraestrutura tecnológica e digital em articulação com as políticas de ciência, tecnologia, inovação e desenvolvimento econômico.

Entre os temas que serão analisados estão a expansão das redes de fibra óptica, a conectividade internacional por cabos submarinos e as condições necessárias para o desenvolvimento da infraestrutura de dados em Pernambuco.

"A gente tem escutado muito sobre Inteligência Artificial, data center, cabo submarino, então, o Governo de Pernambuco vai busca respostas através desse estudo técnico e estratégico, e, a partir disso, encontrar investidores para, se for o caso, a implantar essas tecnologias", detalha a Secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE), Mauricélia Montenegro.

De acordo com a secretária, os dados que serão levantados também serão importantes para discutir a adoção de tecnologias no interior de Pernambuco.

"A política pública só faz sentido, mesmo que seja de alta tecnologia, se ela atender a todos os pernambucanos. Então essa interiorização da tecnologia também é um dos focos que estudo vai nos trazer", afirma.

O presidente do LIDE em Pernambuco, Drayton Nejaim, ressalta a importância do estudo, fruto da parceria entre o poder público e a iniciativa privada. "Ainda mais importante que o estudo, iniciativa inédita no Brasil e que colocará Pernambuco à frente na captação de investimentos, é a oportunidade de fazer o poder público e a iniciativa privada darem um exemplo consistente de complementaridade e harmonia numa ação que beneficia o Estado”, frisa.