Exageros nas festas de fim de ano podem fazer mal à saúde!

Ruy Lyra
Endocrinologista

Publicado em: 22/12/2018 03:00 Atualizado em: 22/12/2018 22:06

Panetones, por exemplo, são danosos à saúde pela gordura, açúcar e engordam!

Fartura de comidas e bebidas, horas e mais horas de divertimento, muita troca de presentes. As comemorações de fim de ano são repletas de prazeres. O problema é que junto com as festas os excessos são muito comuns e podem colocar a saúde em risco. Além disso, nessa época do ano, o estresse dos brasileiros tende a aumentar até 75% em relação aos outros períodos, segundo um estudo da International Stress Management Association do Brasil (Isma-BR). Os principais motivos são: aumento de contas, acúmulo de tarefas, pensamentos sobre o ano que passou e o que vai entrar.

A ceita natalina costuma ser uma tentação para qualquer um. Imagina para quem começou a adotar uma alimentação saudável e equilibrada!

A maioria resolve fazer uma pausa ou então adiar os novos hábitos. Há também quem prefira se privar. O que pouca gente sabe é que é possível, sim, se deliciar com as guloseimas natalinas sem culpa e aproveitar ao máximo tudo que essa época tem a oferecer. A palavra é EQUILÍBRIO. Saber dosar, balancear. Não se descuidar da atividade física e moderar no álcool.

Para quem teve uma alimentação saudável ao longo do ano, experimentar o banquete natalino não significa jogar fora todo o esforço dos outros meses, mas saber saborear sem culpa uma refeição deliciosa. Lembre-se de que em uma alimentação saudável cabem, perfeitamente, todos os tipos de alimentos, desde que na quantidade certa.

Comece sempre com um prato de salada: os ingredientes especiais e os molhos fazem delas opções saudáveis e saborosas. Para não deixar nada de lado, sirva-se com um pouquinho de cada prato quente.

Após comer, avalie se realmente está com fome e precisa repetir o prato. Se sentir que realmente ainda está com fome, sirva-se novamente das coisas de que mais gostou, mas na quantidade realmente necessária.

Na hora da sobremesa, a dica é pegar pequenas porções. Se possível, comece pelas frutas como uva, abacaxi e frutas secas, depois se sirva um pouco das outras delícias, mas tudo em pequenas porções.

PANETONES x SAÚDE - Entre as muitas iguarias natalinas, o panetone (ou o chocotone) é uma das mais consumidas nesta época do ano. Calórico, além de estar associado ao ganho de peso, contém ingredientes que são prejudiciais à saúde. Assim como a maioria dos bolos, eles levam ingredientes que não podem ser considerados exatamente saudáveis, como as frutas secas, da versão tradicional ou o chocolate, o brigadeiro e o doce de leite, usados em receitas adaptadas.

ALGUMAS DICAS PARA NÃO ENGORDAR NO NATAL:
  • Escolha os doces apenas de que realmente gosta;
  • Pratique atividade física antes e depois das festas de final de ano;
  • Tenha chá verde por perto;
  • Não fique sentado à mesa beliscando;
  • Coma frutas no momento prévio à ceia natalina;
  • Opte por sobremesas mais saudáveis, à base de frutas, por exemplo;
  • Diminua o açúcar nas receitas;
  • Evite alimentos gordurosos e frituras;
  • Não pule as refeições! Coma poucas porções!
  • Anote o que você comeu!


Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.