O mercado pede mudanças

Thiago Suruagy
Gerente da Aceleradora de Educação do Sebrae em Pernambuco %u2013 Beta

Publicado em: 23/11/2018 03:00 Atualizado em: 25/11/2018 21:07

Empreender exige manter-se em constante transformação. Isso porque as novas dinâmicas sociais, a conectividade e as tecnologias disruptivas estão transformando as nossas interações no mundo e os relacionamentos, a produção e o consumo, o aprendizado e as formas como acessamos e trocamos informação e conhecimento. Estamos vivendo cada vez mais unidos, integrados, organizados em rede – onde ambientes de trabalho, aprendizado e lazer misturam-se, e o conhecimento é compartilhado por todos, tendo o que ensinar e aprender. Nessa lógica da rede, é o comportamento de “cardume” que mais se destaca. O coletivo torna-se o elemento mais importante do ambiente, possibilitando que a identificação com indivíduos e grupos maiores possa organizar e impactar uns aos outros positivamente, gerando resultados significativos para a sociedade.

É nesse contexto contemporâneo e digital que o Sebrae em Pernambuco abre as portas de um novo espaço de ideias e transformação de negócios: o Sebraelab. Nascido dos movimentos da revolução tecnológica, dos impulsos da economia colaborativa, das experiências interativas para trocas de conhecimento, a aceleradora visa à transformação e ao desenvolvimento dos micro pequenos negócios tradicionais. O objetivo do espaço é instigar esses negócios – comércio lojista, salões de beleza, padarias, oficinas, mercadinhos etc – tradicionais a pensar e agir com a velocidade e o espírito das startups e fazer com que estas busquem consolidação e rentabilidade de seus modelos junto aos negócios tradicionais. A intenção é clara: o Sebraelab vai ligar, de forma sinérgica, o melhor dos dois mundos, a inovação de quem está iniciando e o conhecimento do mercado de quem tem maturidade.

O Sebrae/PE aposta nessa nova forma de construir conhecimentos empreendedores em Pernambuco porque não queremos apenas dar boas-vindas para as mudanças nos negócios e no mercado, somos parte delas e queremos que os micro e pequenos empreendedores de todos os segmentos em nosso estado possam ser parte disso também. Para tanto, é necessário se atualizar e acompanhar o fluxo, sair da zona de conforto, buscar orientações, capacitações, fazer o amanhã ser hoje. Ficar parado é mais arriscado. Mudar a forma de encarar os negócios é imprescindível e poder testar novos modelos e esquemas mentais antes de aplicá-los é uma grande oportunidade no caminho do sucesso empresarial.

O Sebraelab abriu as portas no dia 13 de novembro e está funcionando dentro da sede do Sebrae, no bairro da Ilha do Retiro. É um laboratório onde as ideias inovadoras vão poder ser vivenciadas, estimuladas, incentivadas, construídas e também desconstruídas. Um ambiente de conexões e oportunidades. Com informações e práticas flexíveis e adaptáveis a cada necessidade, o espaço oferece conteúdos baseados em problemas reais do mercado, dos negócios e dos empreendedores. E os participantes constroem de forma ativa o aprendizado, compartilhando conhecimento e contando com o apoio de especialistas das mais diversas áreas. A aceleradora evitará também o desperdício de tempo e tornará as experiências e os conhecimentos adquiridos em relevantes e aplicáveis para os negócios.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.