A consulta e a dúvida do retorno

Vladimir Souza Carvalho
Magistrado

Publicado em: 03/10/2018 03:00 Atualizado em: 03/10/2018 08:39

Ainda estava no começo de minha judicatura na comarca de Nossa Senhora da Glória. Despachava e fazia audiências na sala da entrada da Prefeitura Municipal. Não tínhamos fórum ainda. A tarde corria lenta e morna, até que me faltaram feitos para despacho. Fiquei na porta da prefeitura na apreciação da diminuta movimentação da praça em frente. A  outra alternativa seria de retornar ao hotel.

Foi, então, que chegou uma mulher, perguntando quem era o juiz. E aí soltou o verbo. Queria saber se saindo de casa perdia algum direito, porque algum civilista da terra assim afirmou. Há sempre um jurista como vizinho ou conhecido, a dar palpite.  Respondi que desconhecia qualquer dispositivo a respeito. Ela abriu o jogo: apanhava do marido, ia deixar a casa, com filhos e tudo, para voltar à casa dos pais, saindo na mesma pressa com que tinha chegado.

Tempos depois, a mulher reapareceu. Se eu me lembrava dela? Claro que só me recordei da conversa quando ele fez menção ao diálogo que tivemos na porta da prefeitura. E agora, qual o problema? Bem, os filhos queriam que ela retornasse para casa, o marido assim pediu, mas ela estava em dúvida se deveria voltar ou não e queria me ouvir. Bom, e agora? Eu ia lá dar conselho, nem meter o bedelho na vida de um casal?! Receber as pessoas dava nisso, em conversas mais para assistente social do que para magistrado. O diabo é que o corregedor de então pedia, exigia, na temática de aproximar a Justiça do povo, e, entonce, eu, essencialmente formalista, não tinha outro jeito senão abrir espaço porque gente não faltava para contar histórias e pedir providências.  

Eu devolvi a pergunta com várias outras - quem ia cozinhar para o marido?, quem ia lavar as roupas dele?, quem ia varrer a casa dele?, - ao que ela respondia que era ela, que era ela, até que eu avancei o sinal para deixar bem claro que a legitimidade para a solução de voltar ou não era somente dela: e quem é que vai dormir com ele? A mulher parou, pensou, soltou um riso suave, e fazendo uma leve careta na boca, deve ter chegado à conclusão que a decisão, realmente, era dela. Saiu, sem se despedir. Não sei se voltou. E se apanhou outra vez, não mais me procurou.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.