O Dia Nacional do Voluntário

Paulo José Barbosa
Diretor de Planejamento do Movimento Pró-Criança

Publicado em: 22/08/2018 03:00 Atualizado em: 22/08/2018 10:05

O dia 28 de agosto foi estabelecido como Dia Nacional do Voluntário no Brasil. Comemora-se nesta data em todo país o trabalho realizado de forma voluntária segundo a Lei 9.608 promulgada em 18/02/1998, que “considera o serviço voluntário como atividade não remunerada prestada por pessoa  física a entidade pública de qualquer natureza ou a instituição privada de fins não lucrativos que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência a pessoas”.

No cerne da questão ou da causa voluntária, está o primado da solidariedade definida por alguns, a exemplo de Viktor Frankl (1905 a 1997), famoso psiquiatra austríaco, que idealizou a logoterapia como abordagem psicológica centrada na busca de um sentido para a vida. Qualquer pessoa, com algum tempo, pode realizar algo por seu semelhante direta ou indiretamente usando sua capacidade em favor do seu próximo, sem preocupação com recebimento de pagamento por tal atividade. O serviço voluntário se apoia na ação solidária que na visão cristã é o exercício do amor ao próximo.

Algumas pessoas merecem destaque especial pela contribuição para a ampliação do trabalho voluntário, a partir das décadas de 80 e 90 do século passado. Uma delas foi a dra. Zilda Arns, que em 1983 criou a Pastoral da Criança, no estado do Paraná e que hoje atua em todos os estados brasileiros e em 11 países da África, Ásia e América Latina atendendo a milhares de crianças e suas mães, com isso reduzindo drasticamente a mortalidade infantil no país. Outra foi a dra. Ruth Cardoso, que em 1995 criou a comunidade solidária, a qual veio fortalecer a atividade voluntária através dos centros de voluntariado no país, o que concorreu para o estabelecimento da lei nº 9.608 que regula no Brasil o trabalho voluntário. Em Pernambuco, vale ressaltar as atividades sociais do engº. Sebastião Barreto Campello, que em 1993 lançou, com apoio da Arquidiocese de Olinda e Recife,  o Movimento Pró-Criança, que nesses 25 anos já beneficiou mais de 30.000 crianças, adolescentes e jovens da Região Metropolitana do Recife.

A Rede Pernambuco Voluntário é uma entidade criada em 2010, congregando várias instituições que utilizam o trabalho voluntário e envolvendo mais de 10.000 pessoas. Nos últimos cinco anos já foram capacitadas mais de 2.000 pessoas para realizar  atividades voluntárias em diversos segmentos. Estas capacitações preparam pessoas oferecendo informações básicas sobre a importância do serviço voluntário e seus aspectos legais para a integração das mesmas nas instituições interessadas. No dia 23/08 a Rede Pernambuco Voluntário homenageia com um café solidário, na sede do Movimento Pró-Criança, nos Coelhos, várias pessoas e instituições que atuam na Região Metropolitana do Recife.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.