Investir em cultura é investir no desenvolvimento de um povo

Aluisio Lessa, deputado estadual (PSB)

Publicado em: 10/07/2018 03:00 Atualizado em: 10/07/2018 14:23

A apresentação na Assembleia Legislativa de Pernambuco da 19ª edição da Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), feita recentemente pela coordenadora da feira, a primeira-dama do Estado Ana Luiza Câmara, não foi somente a exibição de mais um evento que faz parte do calendário de atividades do nosso estado. A Fenearte, a maior feira de artesanato da América Latina, é um evento de inestimável valor para o estímulo da economia por meio da valorização da nossa cultura.

Para a edição deste ano, que ocorre entre os dias 4 e 15 deste mês, no pavilhão do Centro de Convenções, a organização da feira estima receber mais de 300 mil visitantes e uma expectativa de volume de negócios da ordem de R$ 43 milhões.  Contando com 12 dias de evento, um a mais do que as edições anteriores, os números são extremamente relevantes e confirmam a relevância do evento para a nossa cultura e a nossa economia.

A Fenearte 2018 homenageia o Mestre Salustiano, falecido em 2008, patrimônio Vivo pelo Governo Estado, artista multifacetado, que transformava em arte tudo aquilo que passava pelas suas mãos. Um expoente dessa magnitude merece todas as honras possíveis e não há nada mais justo do que ser exaltado em um grande evento.

Indo bem além do viés econômico, a feira confirma a riqueza cultural de Pernambuco. São inúmeras vertentes, que se traduzem nas mais variadas expressões artísticas, sendo veneradas por todo o mundo. O nosso artesanato é objeto de desejo para muitos e a Fenearte amplia o acesso do que a cultura de Pernambuco tem a oferecer para o grande público.

Reunindo mais de cinco mil participantes, entre artistas e expositores, a mostra estimula a confecção de artesanato local e assim fomenta a economia criativa de Pernambuco a partir das nossas tradições. O Governo de Pernambuco prova o quanto é possível valorizar o trabalho dos artistas locais.

Na função de presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Alepe, que são justamente os campos  beneficiados pela mostra, muito nos honra contribuir para que a Fenearte seja um sucesso a cada ano e parabenizar a todos os envolvidos por este grande evento, a maior feira de artesanato da América Latina.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.