Renovar ou morrer...

Jaime Xavier
Mestre em Administração de Negócios pela COPPE - RJ. Sócio-Diretor da XConsult - Consultoria Empresarial. Sócio-Diretor Comercial da Sabor Saudável Produtos Alimentícios.

Publicado em: 20/06/2018 03:00 Atualizado em: 20/06/2018 08:46

É provável que poucos de nós nos preocupemos em avaliar, por que de há tantos anos o nosso país enfrenta os mesmos problemas, e não consiga deles se livrar.

Padecemos historicamente de males como: alto nível de corrupção, ineficiência do Estado em todas as áreas onde deve atuar – saúde, educação, segurança, habitação, transporte público, justiça etc - crescimento aquém das nossas necessidades, desemprego e desigualdade social.

Se somos um país democrático; SOMOS? Se temos a possibilidade de eleger e renovar nossa representação; TEMOS? Se está em nossas mãos excluirmos da vida pública aqueles que não nos representam como deviam; ESTÁ? qual então a razão para que este triste quadro, com o qual nenhum de nós está satisfeito, permaneça já há tantos anos?

Buscando encontrar alguma resposta a essa situação, alguns pontos me parecem cruciais para explicar boa parte das nossas carências e do nosso desgoverno:

Mais de 15% da Câmara e do Senado, são compostos por deputados e senadores com mais de 20 anos de mandato. Vários deles revezam sua permanência no Congresso Nacional, candidatando-se e se elegendo a um ou a outro cargo, em um verdadeiro sistema de revezamento.

A maioria tem filhos, sobrinhos, esposas e outros parentes como suplentes e/ou empregados nos seus gabinetes. 49% dos deputados federais eleitos em 2014, são filhos, netos ou sobrinhos de políticos e provavelmente sofrem a influência e devem obediência a estes “chefes de clã”.

Senadores e deputados, cujos nomes estão associados a grandes escândalos de corrupção, venda de emendas e medidas, aparelhamento da máquina pública, assalto a empresas estatais, negociatas em grandes obras, processos na justiça, recebimento de propinas e achaque a empresas privadas, tantas atitudes vergonhosas e indignas de homens de bem, se perpetuam nos cargos há 20, 30, 40 anos ou mais. (basta entrar nos sites da Câmara e do Senado para conhecê-los)

Como então se pretende mudar um país com homens que após atravessarem tantos anos junto ao Poder, convivendo com governos de todas as tendências, digam-se eles liberais, socialistas, democratas ou seja lá o que forem, até hoje nada de efetivo fizeram com vistas a um projeto maior, acima de interesses pessoais, partidários e corporativos e verdadeiramente voltado a contribuir para o bem estar e a distribuição da riqueza brasileira ao seu povo?

Como é possível acreditar que eles, seus protegidos e apaniguados venham a ter alguma preocupação verdadeira com o futuro da Nação, quando seus interesses e atitudes se mostram sempre voltados a perpetuar-se no poder, fugir da justiça, locupletar-se dos cofres públicos, criar partidos que não passam de balcões de negócios e chantagear o executivo, para receber em troca, recompensas que todos sabemos quais são?

Outubro está às portas. A decisão mais uma, vez está em nossas mãos. Com o voto, vamos assumir nossa responsabilidade com o Brasil, mudar essa triste historia, execrar das nossas vidas estes homens sem caráter e indignos da nossa confiança.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.