Editorial A estreia de um novo projeto

Publicado em: 20/04/2018 03:00 Atualizado em: 20/04/2018 09:26

Nesse momento de profundas transformações em que vive a comunicação, os jornais têm um duplo desafio: reinventar-se sem deixar de ser o que são. Transformar-se (ou seja, adaptar-se aos novos tempos) ao mesmo tempo que preserva as características fundamentais que sempre marcaram sua trajetória. No caso do Diario isso significa compromisso com o conteúdo de qualidade, eficácia comprovada nos serviços postos à disposição dos anunciantes, busca incessante pela conquista de novos leitores e sintonia com a fidelidade dos assinantes.

Hoje lançamos um novo produto que, ao mesmo tempo em que se enquadra nesses pontos característicos da trajetória do jornal, atende ao duplo desafio mencionado. Chama-se Diario nos bairros, uma edição inteira marcada por uma cobertura regionalizada, incorporada à cobertura tradicional. Feita com o objetivo de causar um choque de circulação, atingindo o público em geral e trazendo para as suas páginas um perfil diferenciado de anunciantes. Consiste em um zoom sobre uma determinada área, que terá seu cotidiano relatado nas diversas editorias do jornal.

A edição que o leitor tem em mãos traz o projeto-piloto, com o foco em bairros da Zona Norte, como Aflitos, Casa Forte, Jaqueira, Parnamirim, entre outros. Outras áreas serão alvos da ação, nas próximas semanas. Ganha o leitor, que tem acesso a uma cobertura diferenciada, e ganha o anunciante, que tendo sua marca exposta na edição pode falar diretamente para o seu público - aquele que passa cotidianamente na sua porta, que o frequenta, que o vê como uma atividade comercial e de serviços do bairro.

O Diario nos bairros tem a (boa) pretensão de aproximar a população de cada lugar, fazendo com que ela possa enxergar-se como uma coletividade, e ao mesmo tempo levar para fora de suas “fronteiras” a realidade específica daquele local - como é sua atividade econômica, como sua população se diverte, quem são seus personagens típicos. Tudo isso feito com o padrão e a marca do jornalismo do Diario de Pernambuco. Para este projeto pioneiro da edição de hoje, toda a equipe do jornal, em suas diversas áreas, se mobilizou. Na ação colocada nas ruas, tivemos também a participação de outro veículo do grupo, a Rádio Clube.

Este não é o nosso único projeto; outros estão sendo amadurecidos e produzidos. Aos 192 anos, rumando para o seu bicentenário, o Diario de Pernambuco segue buscando a inovação para estar onde sempre esteve: à altura das exigências do seu público e da tradição de excelência de Pernambuco.

Os comentários abaixo não representam a opinião do jornal Diario de Pernambuco; a responsabilidade é do autor da mensagem.