Morre Béla Tarr, mestre do cinema húngaro, aos 70 anos
Cineasta Béla Tarr, de filmes como 'Satantango' e 'O Cavalo de Turim', era considerado pela crítica um dos maiores de todos os tempos
Publicado: 06/01/2026 às 15:48
(Foto: Fadel Senna)
Morreu na madrugada desta terça-feira (6) o cineasta húngaro Béla Tarr, aos 70 anos. em razão de doença prolongada, segundo informações da agência de notícias húngara MTI.
Amplamente considerado um dos maiores cineastas de todos os tempos, o diretor ficou conhecido pela sua estética contemplativa única, filmando quase sempre em preto e branco e observando o dia a dia de pessoas simples do interior do seu país.
Em atividade desde o começo da década de 1970 até o começo da década de 2010, Béla Tarr realizou seu primeiro longa, Ninho Familiar, em 1979, com seu próprio dinheiro e uma linguagem ainda bastante crua e realista.
Especializado em retratar o cotidiano de comunidades desfavorecidas e a rotina do povo trabalhador, o diretor passou a fazer filmes cada vez mais austeros, influenciado principalmente pelo cineasta russo Andrei Tarkovski.
Seus filmes mais famosos incluem Satantango (ou 'O Tango de Satanás', de 1994), A Harmonia Werckmeister (2000) e O Cavalo de Turim (2011).