° / °
Viver
CINEMA

Festival de cinema universitário movimenta audiovisual no Recife

Ocorre nesta terça (8) a abertura do MOV — Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, no Teatro do Parque

Andre Guerra

Publicado: 08/09/2025 às 17:00

 /Divulgação

(Divulgação)

O Teatro do Parque, Cinema da UFPE e o Cinema São Luiz e receberão nesta semana a programação da 7ª edição do MOV — Festival Internacional de Cinema Universitário de Pernambuco, que começa nesta terça (9) reafirmando a sua vocação como plataforma de difusão, formação e experimentação audiovisual.

A abertura, no Teatro do Parque, será marcada por um cine concerto (músicas fazendo intervenções durante a sessão) inédito da DJ Idlibra, que assina uma criação sonora ao vivo para acompanhar a projeção do filme Divino Amor (2019), de Gabriel Mascaro, diretor pernambucano em alta com o sucesso de O Último Azul, que segue em cartaz nos cinemas. 

A partir da quarta (10), até o domingo (14), o MOV segue com as mostras competitivas nacionais e internacionais que reúnem curtas realizados por estudantes universitários e jovens cineastas de diferentes países. A programação contempla sete sessões da competitiva nacional e cinco da competitiva internacional, apresentando obras que exploram estéticas diversas, narrativas híbridas e temáticas contemporâneas.

“Essa abertura com o cine concerto é uma forma de inspirar os realizadores presentes a partir desse formato de cinema expandido e, ao mesmo tempo, de reafirmar a identidade do festival", destaca Vinícius Gouveia, diretor artístico do evento. "A mostra nacional reúne trabalhos que traduzem questões contemporâneas vistas pela perspectiva da juventude, com temas urgentes, irreverentes e por vezes provocativos", complementa.

Já na seleção internacional, o público verá o que há de mais expressivo na produção universitária global, resultado de uma curadoria que partiu da análise de mais de 1400 curtas.

 

Mais de Viver

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP