Carnaval 2026: em ritmo de folia, Hemope lança campanha para reforça doação de sangue
A estratégia tem caráter preventivo e busca garantir o abastecimento adequado dos estoques de sangue, assegurando suporte aos hospitais públicos do estado antes, durante e após os dias de folia
Publicado: 13/01/2026 às 09:38
Carnaval 2026: em ritmo de folia, Hemope lança campanha para reforça doação de sangue (Foto: Marina Torres)
Faltando menos de um mês para o Carnaval 2026, a Fundação Hemope lançou, nesta terça (13), a campanha para reforça a doação de sangue para a folia. No recife e em Olinda, a festa começa oficialmente no dia 12 de fevereiro.
Para incentivar a população a doar sangue a manter os estoques altos, o hemocentro de Pernambuco convidou personalidades ligadas ao carnaval para alertar para importância desse gesto.
Na manhã desta terça, a sede do Hemope, na Rua Joaquim Nabuco, nas Graças, na Zona Norte do recife, recebeu Getúlio Cavalcanti, os cantores Nena Queiroga, Ed Carlos, Almir Rouche e Marrom Brasileiro, o grupo lírico O Bonde Bloco, os passistas da Cia Brasil por Dança, além da Orquestra Paranampuká.
A estratégia tem caráter preventivo e busca garantir o abastecimento adequado dos estoques de sangue, assegurando suporte aos hospitais públicos do estado antes, durante e após os dias de folia, período em que a demanda por transfusões costuma aumentar.
Para a presidente do Hemope, Raquel Santana, o Carnaval faz parte da identidade do povo pernambucano e essa proximidade com a festa contribui para estimular a doação. “A proposta da campanha é garantir que o Hemope esteja bem abastecido antes do período carnavalesco, assegurando a segurança de todos que precisam de sangue. É uma iniciativa que une solidariedade e alegria, contribuindo para que possamos ter um Carnaval ainda mais seguro”, afirmou.
A diretora de hemoterapia do Hemope, Anna Fausta, reforça o caráter preventivo da campanha. “O Carnaval é um período de grande mobilização da população e, historicamente, também de aumento nas ocorrências que demandam transfusão de sangue. Por isso, realizamos essa campanha antes da folia, para fortalecer os estoques e garantir que a rede pública de saúde esteja preparada. Doar sangue antes do Carnaval é um gesto de responsabilidade e solidariedade que salva vidas antes, durante e depois da festa”, destacou.