° / °
Vida Urbana
CONSCIÊNCIA NEGRA

Pátio de São Pedro vira palco da cultura negra em quatro dias de celebração

Maracatus, blocos afro, afoxés e artistas nacionais e internacionais integram programação dedicada ao Dia da Consciência Negra

Diario de Pernambuco

Publicado: 18/11/2025 às 22:17

Abertura do dia da consciência negra no pátio são pedro/Crysli Viana/DP Foto

Abertura do dia da consciência negra no pátio são pedro (Crysli Viana/DP Foto)

O Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, se transformou na noite desta terça-feira (18) em um grande espaço de exaltação às expressões culturais de matriz africana. Quase 20 atrações participam da programação organizada pelo Movimento Negro Unificado em parceria com a Prefeitura do Recife, reunindo manifestações tradicionais e contemporâneas. O evento segue até o dia 21.

Nesta terça foi feita uma edição ampliada da Terça Negra. Até o fim da noite, passaram pelo palco o Maracatu Nação Sol Brilhante do Recife, Maracatu Aurora Africana, Tiguer e A Patota, o Afoxé Filhos de Oxáguiam e o Grupo Dobrando o Couro.

Na quarta-feira (19), a programação continua no Palco Tereza de Benguela, a partir das 19h. O espaço homenageia a histórica líder quilombola e recebe apresentações do Bloco Afro Daruê Malungo, Coco dos Pretos, Uana e do duo congolês Kokoko!, conhecido pela fusão de música eletrônica com ritmos africanos.

A quinta-feira (20) será dedicada ao AfroFest, idealizado pela produtora cultural Jadion Helena. A agenda inclui o Afoxé Aganju Aséobá, às 18h, e o show do artista Mago de Tarso, às 20h30.

O encerramento acontece na sexta (21), com atividades iniciando às 14h. O último dia reúne Mercado Afro, feira de mulheres negras, discotecagem, roda de capoeira e um cortejo com seis afoxés, que sai do Pátio do Terço em direção ao Pátio de São Pedro. Às 19h30, uma apresentação de drags fecha a celebração.

Quarta-feira (19) - Palco Tereza de Benguela

19h - Bloco Afro Daruê Malungo
20h - Coco dos Pretos
21h - Uana
22 - Kokoko!

Quinta-feira (20) - Pátio de São Pedro AfroFest

18h - Afoxé Aganju Aséobá
20h30 - Mago de Tarso

Sexta-feira (21) Mercado Afro e Cortejo de Afoxés

14h - DJ Chéu
14h30 - Feira das Mulheres Pretas
15h - Roda de Capoeira
17h20 - DJ Chéu
18h30 - Cortejo dos Afoxés Afefé Legbara, Ara Omim, Ylê de Egba, Omo Lufan, Oyá Guerrê e Obá Iroko
19h30 - Show de Drags

Mais de Vida Urbana

Últimas

WhatsApp DP

Mais Lidas

WhatsApp DP

X