Após críticas, Governo de Pernambuco troca o sorteio pela prova de admissão para Escolas Técnicas Estaduais
Inicialmente, as quase 10 mil vagas para as ETEs seriam distribuídas por sorteio eletrônico
Publicado: 24/10/2025 às 11:46
Recife, PE, 28/08/2025 - ENEM GINAGIO PERNAMBUCANO - Imagens dos personagens que irão participar do ENEM 2025, As alunas, Ana Beatriz e Bianca e o professor, Igaro D"Ãvila, todos da escola Ginásio Pernambucano (Rafael Vieira)
Diante da reação negativa de estudantes, pais e educadores nas redes sociais, o Governo de Pernambuco anunciou, no final da manhã desta sexta-feira (24), que o processo seletivo das Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) voltará a adotar a prova de admissão como critério de ingresso.
A decisão foi confirmada pela Secretaria de Educação, que informou que o novo edital será republicado na edição do Diário Oficial do Estado neste sábado (25).
O anúncio de que as vagas das ETEs seriam distribuídas por sorteio eletrônico provocou grande repercussão e críticas nas redes sociais.
Internautas, estudantes e professores afirmaram que o sorteio “desvalorizava o mérito estudantil” e colocava em risco a qualidade do ensino nas unidades técnicas, conhecidas pelo alto desempenho no Enem e na formação profissional de jovens pernambucanos.