Mutirão alerta para diagnóstico de câncer nos olhos em crianças
Ação acontece neste sábado (20) e vai atender 100 crianças em Casa Forte, na Zona Norte do Recife
Publicado: 19/09/2025 às 13:23

Mutirão da saúde contra o câncer nos olhos é realizado pela Fundação Casa Forte (Reprodução/Google Street View)
A Fundação Casa Forte realiza neste sábado (20), a partir das 7h, um mutirão de saúde voltado para o diagnóstico precoce do câncer nos olhos em crianças. A atividade integra a campanha “De Olho nos Olhinhos”, em parceria com o Hospital Santa Luzia, e será direcionada a cem crianças de 0 a 5 anos.
O objetivo é alertar pais e responsáveis sobre o retinoblastoma, tumor maligno que afeta a visão e pode ser identificado por meio do “Teste do Olhinho”. Criada em 2021 por um casal de jornalistas, a campanha busca reforçar a importância da triagem para aumentar as chances de cura.
Segundo a Fundação Casa Forte, a equipe será formada por 20 profissionais de saúde, entre eles dez médicos, um fellow, oito residentes e um fisioterapeuta. Além do atendimento clínico, haverá atividades lúdicas e de acolhimento com as famílias.
Como identificar a doença
De acordo com a instituição, o diagnóstico precoce pode elevar as chances de cura para até 90%. Os principais sinais que devem ser observados são:
- Leucocoria: reflexo branco na pupila, conhecido como “olho de gato”;
- Estrabismo: olhos desalinhados;
- Diminuição da visão;
- Movimentos oculares irregulares;
- Dor nos olhos;
- Vermelhidão persistente;
- Aumento do volume ocular;
- Diferenças na coloração da íris.
O mutirão será realizado na sede da Fundação Casa Forte, localizada na Rua Jerônimo de Albuquerque, em Casa Forte, Zona Norte do Recife.

