Férias escolares: saiba onde levar crianças para brincar de graça no Recife
Prefeitura criou programa de colônias de férias, em espaços como o Geraldão, unidades de ensino e do Compaz, praças, parques, bibliotecas e museus, São 400 atrações em julho
Publicado: 14/07/2025 às 09:40

Espaços públicos do Recife têm atividades nas férias escolares (Divulgação)
A Prefeitura do Recife divulgou, nesta segunda (14), as atividades do programa Brinca Recife.
Voltadas para crianças que estão de férias, as ações são gratuitas. Elas ocorrem até o dia 27 deste mês.
A programação completa está no app Conecta Recife ou pelo site https://conecta.recife.pe.gov.br.
As ações contemplam a Primeira Infância, com ações destinadas a crianças entre 0 e 6 anos.
Na terça (15), haverá a abertura das atividades, com show gratuito do mágico Rodrigo Lima no Parque 13 de Maio, na área central do Recife, às 15h.
O Ginásio Geraldão, na Imbiribeira, na Zona Sul, terá 16 atividades, entre oficinas de futsal, futmesa e vôlei de mesa, handebol, basquetebol, lutas, pintura, pipa, pilates, danças, alongamento e sessão de cinema.
Também haverá oficina de Bobbie Goods e pintura, além de esportes adaptados e caça ao tesouro.
Para participar, basta ir ao Geraldão nos dias e horários indicados e procurar a sala ou espaço em que a atividade está sendo oferecida. Não há inscrição prévia ou limitação de vagas.
Museus
Três museus mantidos pela Prefeitura do Recife terão oficinas artísticas a brincadeiras educativas que estimulam a criatividade e o conhecimento cultural.
As atividades começam no Paço do Frevo e alcançam o MAMAM e o Murillo La Greca, a partir dos dias 15 e 17, respectivamente.
Entre as atividades, oficinas de frevo com Flaira Ferro, confecção de bonecos gigantinhos, oficinas artísticas e brincadeiras educativas, confecção de bonecas e pintura, além de oficina de iniciação ao malabarismo com objetos recicláveis.
Compaz
Na rede de Bibliotecas Populares e nas unidades dos Centros Comunitários da Paz, serão mais de 260 ações em 15 equipamentos diferentes espalhados por toda a cidade. Brincadeiras populares, confecção de história em quadrinhos, banhos de piscina, contação de histórias, atividades esportivas e culturais, oficinas das mais variadas que incluem dança e pintura, em uma ocupação democrática dos espaços, nos bairros de Afogados, Casa Amarela, Pina, Ibura, Caxangá, Cordeiro, Ilha Joana Bezerra e Alto Santa Terezinha, entre outros.
Primeira Infância
Noventa atividades que irão ocorrer no Centro de Referência da Primeira Infância (CRIAR), localizado na Avenida Caxangá, além dos Laboratórios da Primeira Infância situados no Compaz Leda Alves (Pina) e Professor Paulo Freire (Ibura). Entre as atividades, pais, cuidadores e suas crianças poderão participar de atividades como brincar livre, estímulos sensoriais para bebês, arte sensorial e experiências sensoriais ao ar livre, com elementos da natureza.
Recife Antigo
No Bairro do Recife, as atividades gratuitas envolvem uma colônia de férias dentro da escola municipal Nossa Senhora do Pilar, com vivências para a promoção do desenvolvimento integral e amplo. Entre as ações, atividades esportivas e lúdicas, oficina de alimentação saudável.
Na Avenida Rio Branco, o dia 27 de julho será marcado por atividades que ocorrem entre 8h e 12h com ações voltadas aos pequenos, que contarão ainda com oficina de bandeirolas.
Música
A parte musical e artística também não deixa a desejar, com apresentação de Mari Bigio na Praça da Infância do Ipsep, no dia 16 de julho, a partir das 10h. No dia 17, Ilana Ventura se apresenta para os pequenos, a partir das 15h, no Geraldão, e também encantará o público do Compaz Dom Helder no dia 18, às 17h. Já o mágico Rodrigo Lima promete fazer a alegria da garotada em diversos espaços da cidade, como o Parque 13 de Maio, no Compaz Leda Alves, comunidade do Pilar, Compaz Ariano Suassuna e também no Eduardo Campos.

